Tabelas de erros das APIs

As tabelas abaixo apresentam os possíveis erros que podem ser retornados em nossas APIs de fluxo de pagamento de contas.

Tabela de erros da API de Consulta de Dados

Tentativas de pagamentos realizadas através do código de barras ou linha digitável.

Mensagem de erroCódigo do erroTipo de transaçãoRecomendação
TRANSACAO JA REALIZADA68Concessionária e ficha de compensaçãoRetornar que o pagamento já foi realizado.
PAGAMENTO NAO REALIZADO, ESTE RECEBIMENTO NAO PODE SER REALIZADO POR ESTE CANAL258Concessionária e ficha de compensaçãoInformar que esse boleto específico só é aceito em unidades próprias.
MAXIMO DE DIAS DE ATRASO EXCEDIDO260Ficha de compensaçãoInformar que esse boleto contém regras que não permite o pagamento após alguns dias do seu vencimento.
PAGAMENTO JA EFETUADO183Concessionária e ficha de compensaçãoAlertar o usuário que o pagamento já foi realizado.
DOCUMENTO NAO RECEBIVEL NA INSTITUICAO245Ficha de compensaçãoInformar que não é possível realizar esse tipo de pagamento. Esse retorno é apresentado sempre que a Celcoin não consegue processar um pagamento devido a uma restrição.
Exemplo: pagamento só pode ser realizado em um banco específico.
RECEBIMENTO NAO AUTORIZADO. DOCUMENTO VENCIDO244Concessionária e ficha de compensaçãoInformar que o pagamento está vencido e que existe uma regra que restringe o pagamento.
CODIGO BARRAS INVALIDO243Concessionária e ficha de compensaçãoAlertar sobre o preenchimento de um código de barras invalido.
COD-BARRAS INVALIDO240Concessionária e ficha de compensaçãoAlertar sobre o preenchimento de um código de barras invalido.
PAGAMENTO NAO PERMITIDO184Concessionária e ficha de compensaçãoInformar que não é possível realizar esse tipo de pagamento. Esse retorno é apresentado sempre que a Celcoin não consegue processar um pagamento devido a uma restrição.
Exemplo: pagamento só pode ser realizado em um banco especifico.
TRANSACAO NAO ENCONTRADA24Concessionária e ficha de compensaçãoDeve ser retornado para o usuário que o código de barras ou linha digitável é inválido.
CEDENTE NAO AUTORIZADO. PAGAMENTO NAO EFETUADO.619Concessionária e ficha de compensaçãoMensagem de retorno para convênios que não são aceitos. É possível encaminhar para o suporte para verificarem a possibilidade de pagamento.
FALHA NA COMUNIC JUNTO AO NOSSO PARCEIRO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.658Concessionária e ficha de compensaçãoNesse caso, como a Celcoin não teve sucesso ao tentar realizar a tentativa de consulta, o recomendado é fazer novamente.
FALHA NA COMUNIC COM A INSTITUICAO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.620Concessionária e ficha de compensaçãoNesse caso, como a Celcoin não teve sucesso ao tentar realizar a tentativa de consulta, o recomendado é fazer novamente.
Existe Pendencia. Este pagamento esta pendente de confirmacao621Concessionária e ficha de compensaçãoEssa mensagem é apresentada quando a tentativa da efetivação do pagamento ainda não foi concluída. Nesse caso, sua aplicação deve seguir com o id gerado na primeira requisição.
DIVERGENCIA NO REGISTRO. NAO FOI POSSIVEL CALCULAR JUROS/MULTAS, ENTRE EM CONTATO COM O FAVORECIDO648 ou 649Ficha de compensaçãoProblema com o registro na CIP, para esse cenário é necessário entrar em contato com o favorecido.
BOLETO DE PAGAMENTO JA BAIXADO628Ficha de compensaçãoEssa mensagem é apresentada quando o boleto já foi pago.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E CLIENTE BENEFICIARIO INAPTO NA INSTITUICAO EMISSORA DO BOLETO630Ficha de compensaçãoDeve ser apresentada uma mensagem informando que o beneficiário está inapto na instituição emissora do boleto, portanto, ele deve entrar em contato com ela.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E CLIENTE BENEFICIARIO SEM CADASTRO631Ficha de compensaçãoDeve ser apresentada uma mensagem informando que o beneficiário está inapto na instituição emissora do boleto, portanto, ele deve entrar em contato com ela.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E CLIENTE BENEFICIARIO EM ANALISE NA INSTITUICAO EMISSORA DO BOLETO632Ficha de compensaçãoDeve ser apresentada uma mensagem informando que o beneficiário está inapto na instituição emissora do boleto, portanto, ele deve entrar em contato com ela.
BOLETO EXCEDEU O LIMITE DE PAGAMENTOS PARCIAIS633Ficha de compensaçãoRetornar para o usuário que ele tem restrições com o beneficiário.
BAIXA OPERACIONAL EM DUPLICIDADE PARA BOLETO DE PAGAMENTO QUE NAO PERMITE PAGAMENTO PARCIAL634Ficha de compensaçãoRetornar para o usuário que ele tem restrições com o beneficiário.
BAIXA OPERACIONAL JA REGISTRADA PARA BOLETO DE PAGAMENTO QUE NAO PERMITE PAGAMENTO PARCIAL635Ficha de compensaçãoRetornar para o usuário que ele infringiu a regra de pagamentos parciais estabelecida pelo beneficiário.
BOLETO EXCEDEU O VALOR DE SALDO PARA PAGAMENTO PARCIAL PARA O TIPO DE MODELO DE CALCULO 04636Ficha de compensaçãoRetornar informação de valor excedido do boleto para pagamento parcial.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E BENEFICIÁRIO INAPTO EM INSTITUICAO DIFERENTE DA EMISSORA DO BOLETO637Ficha de compensaçãoInformar que o pagador tem restrições com banco e por isso não será possível realizar o pagamento.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E BENEFICIARIO EM ANALISE EM INSTITUICAO DIFERENTE DA EMISSORA DO BOLETO638Ficha de compensaçãoInformar que o pagador tem restrições com banco e por isso não será possível realizar o pagamento.
BOLETO NAO PERMITIDO APOS DATA LIMITE DE PAGAMENTO639Ficha de compensaçãoApresenta ao usuário que esse pagamento já teve sua data limite de pagamento ultrapassada.
CODIGO DE BARRAS NAO LOCALIZADO NA BASE CENTRALIZADA642Ficha de compensaçãoDeve ser retornado para o usuário que o código de barras ou linha digitável é inválido.
SPTRANS INDISPONIVEL. POR FAVOR, TENTE NOVAMENTE.714Recarga bilhete únicoInformar que ocorreu uma intermitência e pedir para tentar novamente.
CEDENTE NAO AUTORIZADO. PAGAMENTO NAO EFETUADO.481Concessionária e ficha de compensaçãoNesse caso, o indicado é informar ao usuário que o pagamento não deu certo e entrar em contato com a equipe de suporte da Celcoin para validar o que aconteceu.
Out of call volume quota. Quota will be replenished in 00:XX:XX403Concessionária e ficha de compensaçãoRetorna ao atingir o limite de 20 consultas sequenciais com a mesma linha digitável ou código de barras.
Tente novamente no próximo dia útil. O valor atualizado para este boleto está indisponível.780Ficha de compensaçãoEssa mensagem é apresentada geralmente quando o cliente tenta consultar um pagamento de Ficha de Compensação cujas informações de cálculo estão indisponíveis na plataforma centralizadora de boletos. Por exemplo em títulos que só podem ser pagos e consultados em dias úteis.
Solicite que o cliente tente pagar o boleto novamente no próximo dia útil.

Você pode testar esse cenário em sandbox com o cenário "Caso em que não é possível fazer a consulta do boleto em dias não úteis" da nossa massa de testes.
Nao e possivel pagar esse tributo. Data de liquidacao posterior a data de vencimento.820ConcessionáriaEsta mensagem aparece quando um tributo está sendo pago fora da grade horária de liquidação e a próxima janela de liquidação já está fora da validade, por isso não aceita a liquidação do pagamento, evitando assim que o pagamento seja devolvido.
Erro na conversão do código de barras para linha digitável.821Concessionária e ficha de compensaçãoEsta mensagem aparece quando não é possível converter a linha digitável em código de barras, normalmente porque o cliente digitou incorretamente a linha digitável. Peça ao cliente para verificar a linha digitável inserida.
Erro na conversão da linha digitável para código de barras.822Concessionária e ficha de compensaçãoEsta mensagem aparece quando não é possível converter o código de barras em linha digitável, normalmente porque o cliente digitou incorretamente o código de barras. Peça ao cliente para verificar a linha digitável inserida.
Erro genérico
Veja Resolução
999TodasQuando este erro ocorrer, a mensagem irá conter um texto livre referente a uma falha ainda não mapeada com um código de erro específico.
Exemplo: "errorCode": "999", "message": "Código em barras inválido".

Exemplo caso seja enviado na consulta um "type" diferente do tipo de conta (ficha de compensação e concessionaria) irá retornar "errorCode": "999", "message": "Tipo Servico Divergente".

Tabela de erros da API de Reserva de Saldo

Tentativas de reserva de saldo para efetuação do pagamento de contas.

Mensagem de erroCódigo do erroTipo de transaçãoRecomendação
OPERACAO NAO EFETUADA. TENTE NOVAMENTE598Concessionaria e ficha de compensaçãoPode estar relacionado a algum problema momentâneo. É necessário sinalizar que o usuário tente novamente.
VALOR NAO PERMITIDO44Ficha de compensaçãoOcorre quando o usuário insere algum valor que não está permitido para a transação.
CONTA NAO PERMITE ALTERAR VALOR263Ficha de compensaçãoEm um pagamento de contas, que retornou o indicativo de "permite alterar valor" = false, será necessário inserir o valor total atualizado retornado na consulta. Caso insira um valor diferente esse erro será apresentado.
CODIGO BARRAS INVALIDO243Concessionaria e ficha de compensaçãoAlertar sobre o preenchimento de um código de barras invalido.
COD-BARRAS INVALIDO240Concessionaria e ficha de compensaçãoAlertar sobre o preenchimento de um código de barras invalido.
PAGAMENTO NAO PERMITIDO184Concessionaria e ficha de compensaçãoRetornar para o usuário que ele infringiu a regra de pagamentos parciais estabelecida pelo beneficiário.
TRANSACAO NAO ENCONTRADA24Concessionaria e ficha de compensaçãoEssa mensagem é apresentada sempre que houver uma tentativa de retirada de saldo de uma conta para um transid que não existe.
FALHA NA COMUNIC JUNTO AO NOSSO PARCEIRO. FAVOR TENTE NOVAMENTE658Concessionaria e ficha de compensaçãoNesse caso, houve uma falha de comunicação na tentativa de realizar o pagamento, por isso é necessário fazer uma consulta do status do pagamento para confirmar se o pagamento foi realizado e, caso não, pedir ao usuário que o refaça.
FALHA NA COMUNIC COM A INSTITUICAO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.620Concessionaria e ficha de compensaçãoNesse caso, houve uma falha de comunicação na tentativa de realizar o pagamento, por isso é necessário fazer uma consulta do status do pagamento para confirmar se o pagamento foi realizado e, caso não, pedir ao usuário que o refaça.
Existe Pendencia. Este pagamento esta pendente de confirmacao621Concessionaria, ficha de compensaçãoEssa mensagem é apresentada quando a tentativa da efetivação do pagamento ainda não foi concluída. Nesse caso, sua aplicação deve seguir com o id gerado na primeira requisição.
VALOR MENOR QUE O MINIMO PERMITIDO622Ficha de compensaçãoEssa mensagem de erro é apresentada se no retorno da consulta CIP (Campo minValue), o valor inserido para a efetivação for menor que o mínimo permitido.
VALOR MAIOR QUE O MAXIMO PERMITIDO623Ficha de compensaçãoEssa mensagem de erro é apresentada se no retorno da consulta CIP (Campo minValue), o valor inserido para a efetivação for menor que o mínimo permitido.
PROTOCOLOID CONSULTA JA ULTILIZADO POR OUTRO PAGAMENTO652Concessionaria e ficha de compensaçãoEsse erro é apresentado sempre que o ID identificador, usado na requisição, for utilizado novamente.
PROTOCOLOID CONSULTA NAO LOCALIZADO NA DATA ATUAL653Concessionaria e ficha de compensaçãoEsse erro é apresentado quando a consulta não é realizada no mesmo dia da criação do pagamento.
COD BARRAS/LINHA DIGITAVEL INCORRETA PARA O PROTOCOLOID CONSULTA INFORMADO655Concessionaria e ficha de compensaçãoAlertar sobre o preenchimento de um código de barras invalido.
BOLETO DE PAGAMENTO JA BAIXADO628Ficha de compensaçãoInformar o usuário que esse pagamento já foi realizado.
VALOR A PAGAR ATUALIZADO MAIOR QUE O VALOR MAXIMO PERMITIDO656Ficha de compensaçãoRetorna caso a data limite de pagamento esteja expirada e o valor original + encargos é maior que o valor registrado na Núclea.
VALOR A PAGAR ATUALIZADO MENOR QUE O VALOR MINIMO PERMITIDO657Ficha de compensaçãoEssa mensagem de erro é apresentada caso ocorra uma tentativa de pagamento com valor diferente do retornado no campo totalAtualizado
SPTRANS INDISPONIVEL. POR FAVOR, TENTE NOVAMENTE.714Recarga bilhete únicoRetornado caso ocorra intermitência junto a SPTrans.
ID CONSULTA CIP NAO ENCONTRADO640Ficha de compensaçãoRetorno ao realizar uma efetivação de contas utilizando um "transactionIdAuthorize" inválido.
Erro genérico
Veja Resolução
999TodasQuando este erro ocorrer, a mensagem irá conter um texto livre referente a uma falha ainda não mapeada com um código de erro específico.
Exemplo: "errorCode": "999", "message": "Cpf/Cnpj invalidos"

Tabela de erros da API de Confirmação de Pagamento

Mensagem de erroCódigo do erroTipo da transaçãoRecomendação
TRANSACAO NAO ENCONTRADA24TodasDeve ser retornado para o usuário que o código de barras ou linha digitável é inválido.
FALHA NA COMUNIC JUNTO AO NOSSO PARCEIRO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.658TodasNesse caso, houve uma falha de comunicação na tentativa de realizar o pagamento, por isso é necessário fazer uma consulta do status do pagamento para confirmar se o pagamento foi realizado e, caso não, pedir ao usuário que o refaça.
FALHA NA COMUNIC COM A INSTITUICAO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.620TodasNesse caso, houve uma falha de comunicação na tentativa de realizar o pagamento, por isso é necessário fazer uma consulta do status do pagamento para confirmar se o pagamento foi realizado e, caso não, pedir ao usuário que o refaça.
BOLETO NÃO PERMITE ALTERAR VALOR613Ficha de CompensaçãoA chamada de confirmação do pagamento não deve alterar o valor de pagamento do boleto.
SPTRANS INDISPONIVEL. POR FAVOR, TENTE NOVAMENTE.714TodasInformar que ocorreu uma intermitência e pedir para tentar novamente.
JA EXISTE UMA EFETIVAÇÃO SENDO PROCESSADA PARA O PAGAMENTO EM QUESTAO819TodasA chamada de confirmação do pagamento não deve ser enviada mais de uma vez. O erro retornado evitará duplicidade nos pagamentos.
PAGAMENTO NAO EFETUADO. CEDENTE NAO REGISTRADO480TodasInformar que não foi localizado o código de barras para o cliente.