Tabelas de erros das APIs

Criamos as tabelas abaixo com objetivo de apresentar os erros que nossas apis que envolvem o fluxo de pagamento de contas apresenta.

Tabela de consulta de um pagamento através do código de barras ou linha digitável

Mensagem de erroCódigo do erroTipo de transaçãoResolução
TRANSACAO JA REALIZADA68Concessionária e ficha de compensaçãoRetornar que o pagamento já foi realizado
PAGAMENTO NAO REALIZADO, ESTE RECEBIMENTO NAO PODE SER REALIZADO POR ESTE CANAL258Concessionária e ficha de compensaçãoInformar que esse boleto específico só é aceito em unidades próprias.
MAXIMO DE DIAS DE ATRASO EXCEDIDO260Ficha de compensaçãoInformar que esse boleto contém regras que não permite o pagamento após alguns dias do seu vencimento
PAGAMENTO JA EFETUADO183Concessionária e ficha de compensaçãoAlertar o usuário que o pagamento já foi realizado
DOCUMENTO NAO RECEBIVEL NA INSTITUICAO245Ficha de compensaçãoInformar que não é possível realizar esse tipo de pagamento. Esse retorno é apresentado sempre que a Celcoin não consegue processar um pagamento devido a uma restrição.
Exemplo: Pagamento só pode ser realizado em um banco específico.
RECEBIMENTO NAO AUTORIZADO. DOCUMENTO VENCIDO244Concessionária e ficha de compensaçãoInformar que o pagamento está vencido e que existe uma regra que restringe o pagamento
CODIGO BARRAS INVALIDO243Concessionária e ficha de compensaçãoAlertar que o código de barras preenchido é inválido.
COD-BARRAS INVALIDO240Concessionária e ficha de compensaçãoAlertar que o código de barras preenchido é inválido.
PAGAMENTO NAO PERMITIDO184Concessionária e ficha de compensaçãoInformar que não é possível realizar esse tipo de pagamento. Esse retorno é apresentado sempre que a Celcoin não consegue processar um pagamento devido a uma restrição.
Exemplo: Pagamento só pode ser realizado em um banco especifico.
TRANSACAO NAO ENCONTRADA24Concessionária e ficha de compensaçãoDeve ser retornado para o usuário que o código de barras ou linha digitável é inválido.
CEDENTE NAO AUTORIZADO. PAGAMENTO NAO EFETUADO.619Concessionária e ficha de compensaçãoRetorna para convênios que não são aceitos. (É possível que encaminhe para o suporte para verificarem a possibilidade de pagamento)
FALHA NA COMUNIC JUNTO AO NOSSO PARCEIRO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.658Concessionária e ficha de compensaçãoNesse caso como a Celcoin não teve sucesso ao tentar realizar a tentativa do pagamento o recomendado é pedir ao usuário que tente efetuar a tentativa de pagamento novamente.
FALHA NA COMUNIC COM A INSTITUICAO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.620Concessionária e ficha de compensaçãoNesse caso como a Celcoin não teve sucesso ao tentar realizar a tentativa do pagamento o recomendado é pedir ao usuário que tente efetuar a tentativa de pagamento novamente.
Existe Pendencia. Este pagamento esta pendente de confirmacao621Concessionária e ficha de compensaçãoEssa mensagem será apresentada quando ocorrer a tentativa da efetivação, porém ela não foi concluída. Nesse caso, sua aplicação deve seguir com o id gerado na primeira requisição.
DIVERGENCIA NO REGISTRO. NAO FOI POSSIVEL CALCULAR JUROS/MULTAS, ENTRE EM CONTATO COM O FAVORECIDO648 ou 649Ficha de compensaçãoProblema com o registro na CIP, para esse cenário é necessário entrar em contato com o favorecido.
BOLETO DE PAGAMENTO JA BAIXADO628Ficha de compensaçãoEssa mensagem é apresentada quando a data limite do pagamento expirou, dessa forma, deve ser apresentado esse informativo ao seu usuário.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E CLIENTE BENEFICIARIO INAPTO NA INSTITUICAO EMISSORA DO BOLETO630Ficha de compensaçãoDeve ser apresentada uma mensagem informando que o beneficiário está inapto na instituição emissora do boleto, portanto, ele deve entrar em contato com ela.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E CLIENTE BENEFICIARIO SEM CADASTRO631Ficha de compensaçãoDeve ser apresentada uma mensagem informando que o beneficiário está inapto na instituição emissora do boleto, portanto ele deve entrar em contato com ela.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E CLIENTE BENEFICIARIO EM ANALISE NA INSTITUICAO EMISSORA DO BOLETO632Ficha de compensaçãoDeve ser apresentada uma mensagem informando que o beneficiário está inapto na instituição emissora do boleto, portanto ele deve entrar em contato com ela.
BOLETO EXCEDEU O LIMITE DE PAGAMENTOS PARCIAIS633Ficha de compensaçãoRetornar para o usuário que ele tem restrições com o beneficiário
BAIXA OPERACIONAL EM DUPLICIDADE PARA BOLETO DE PAGAMENTO QUE NAO PERMITE PAGAMENTO PARCIAL634Ficha de compensaçãoRetornar para o usuário que ele tem restrições com o beneficiário
BAIXA OPERACIONAL JA REGISTRADA PARA BOLETO DE PAGAMENTO QUE NAO PERMITE PAGAMENTO PARCIAL635Ficha de compensaçãoRetornar para o usuário que ele infringiu a regra de pagamentos parciais estabelecida pelo beneficiário
BOLETO EXCEDEU O VALOR DE SALDO PARA PAGAMENTO PARCIAL PARA O TIPO DE MODELO DE CALCULO 04636Ficha de compensaçãoRetorna que o boleto excedeu valor para pagamento parcial
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E BENEFICIÁRIO INAPTO EM INSTITUICAO DIFERENTE DA EMISSORA DO BOLETO637Ficha de compensaçãoInformar que o pagador tem restrições com banco e por isso não será possível realizar o pagamento.
BOLETO ENCONTRADO NA BASE E BENEFICIARIO EM ANALISE EM INSTITUICAO DIFERENTE DA EMISSORA DO BOLETO638Ficha de compensaçãoInformar que o pagador tem restrições com banco e por isso não será possível realizar o pagamento.
BOLETO NAO PERMITIDO APOS DATA LIMITE DE PAGAMENTO639Ficha de compensaçãoApresenta ao usuário que esse pagamento já teve sua data limite de pagamento ultrapassada.
CODIGO DE BARRAS NAO LOCALIZADO NA BASE CENTRALIZADA642Ficha de compensaçãoDeve ser retornado para o usuário que o código de barras ou linha digitável é inválido.
SPTRANS INDISPONIVEL. POR FAVOR, TENTE NOVAMENTE.714Recarga bilhete únicoInformar que ocorreu uma intermitência e pedir para tentar novamente
CEDENTE NAO AUTORIZADO. PAGAMENTO NAO EFETUADO.481Concessionária e ficha de compensaçãoNesse caso indicado é informar ao usuário que não deu certo o pagamento e entrar em contato com a equipe de suporte da Celcoin, para validar o que aconteceu.
Out of call volume quota. Quota will be replenished in 00:XX:XXConcessionária e ficha de compensaçãoRetorna ao atingir o limite de 20 consultas sequenciais com a mesma linha digitável ou código de barras
PAGAMENTO NÃO PERMITIDO PARA ESSE BENIFICIARIO728Concessionária e ficha de compensaçãoEssa mensagem é apresentada uma vez que a instuição financeira detentora do boleto está na blacklist da Celcoin, nesse caso o ideal é apresentar para o usuario que não foi possível efetuar o pagamento, para ele tentar novamente em outro horário.
Erro genérico
Veja Resolução
999TodasQuando este erro ocorrer, a mensagem irá conter um texto livre referente a uma falha ainda não mapeada com um código de erro específico.
Exemplo: "errorCode": "999", "message": "Código em barras inválido"

Tabela de erros da API de reservar saldo para efetuar o pagamento de uma conta

Mensagem de erroCódigo do erroTipo de transaçãoResolução
OPERACAO NAO EFETUADA. TENTE NOVAMENTE598Concessionaria e ficha de compensaçãoPode estar relacionado a algum problema momentanêo, é necessario sinalizar que o usuario tente novamente.
VALOR NAO PERMITIDO44Ficha de compensaçãoOcorre quando o usuario insere algum valor que não está permitido para a transação.
CONTA NAO PERMITE ALTERAR VALOR263Ficha de compensaçãoEm um pagamento de contas que retorno o indicativo de permite alterar valor = false, será necessario inserir o valor total atualizado retornado na consulta. Caso insira um valor diferente o erro será retornado
CODIGO BARRAS INVALIDO243Concessionaria e ficha de compensaçãoAlertar que o código de barras preenchido é invalido.
COD-BARRAS INVALIDO240Concessionaria e ficha de compensaçãoAlertar que o código de barras preenchido é invalido.
PAGAMENTO NAO PERMITIDO184Concessionaria e ficha de compensaçãoRetornar para o usuario que ele infrinjiu a regra de pagamentos parciais estabelecida pelo beneficiario
TRANSACAO NAO ENCONTRADA24Concessionaria e ficha de compensaçãoEssa mensagem é apresentada sempre que tentar realizar o processo de retirada de saldo de uma conta, para um transid que não existe.
FALHA NA COMUNIC JUNTO AO NOSSO PARCEIRO. FAVOR TENTE NOVAMENTE658Concessionaria e ficha de compensaçãoNesse caso como a Celcoin não teve sucesso ao tentar realizar a tentativa do pagamento o recomendado é pedir ao usuário que tente efetuar a tentativa de pagamento novamente.
FALHA NA COMUNIC COM A INSTITUICAO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.620Concessionaria e ficha de compensaçãoNesse caso como a Celcoin não teve sucesso ao tentar realizar a tentativa do pagamento o recomendado é pedir ao usuário que tente efetuar a tentativa de pagamento novamente.
Existe Pendencia. Este pagamento esta pendente de confirmacao621Concessionaria, ficha de compensaçãoEssa mensagem será apresentado quando ocorrer a tentativa da efetivação, porém ela não foi concluida. Nesse caso sua aplicação deve seguir com o id gerado na primeira requisição.
VALOR MENOR QUE O MINIMO PERMITIDO622Ficha de compensaçãoNo retorno da consulta CIP (Campo minValue), caso o valor inserido para a efetivação seja menor que o minimo permitido
VALOR MAIOR QUE O MAXIMO PERMITIDO623Ficha de compensaçãoNo retorno da consulta CIP (Campo minValue), caso o valor inserido para a efetivação seja menor que o minimo permitido
PROTOCOLOID CONSULTA JA ULTILIZADO POR OUTRO PAGAMENTO652Concessionaria e ficha de compensaçãoEsse é apresentado sempre que o Id identificador usado na requisição é utilizado novamente.
PROTOCOLOID CONSULTA NAO LOCALIZADO NA DATA ATUAL653Concessionaria e ficha de compensaçãoEsse erro é apresentaod quando a consulta não é realizada no mesmo dia da criação do pagamento.
COD BARRAS/LINHA DIGITAVEL INCORRETA PARA O PROTOCOLOID CONSULTA INFORMADO655Concessionaria e ficha de compensaçãoAlertar que o código de barras preenchido é invalido.
BOLETO DE PAGAMENTO JA BAIXADO628Ficha de compensaçãoInformar o usuário que esse pagamento já foi realizado
VALOR A PAGAR ATUALIZADO MAIOR QUE O VALOR MAXIMO PERMITIDO656Ficha de compensaçãoRetorna caso a data limite de pagamento esteja expirada
VALOR A PAGAR ATUALIZADO MENOR QUE O VALOR MINIMO PERMITIDO657Ficha de compensaçãoRetornado caso ocorra a tentativa de pagamento com um valor diferente do retornado no campo totalAtualizado
SPTRANS INDISPONIVEL. POR FAVOR, TENTE NOVAMENTE.714Recarga bilhete únicoRetornado caso ocorra intermitência junto a SPTrans.
ID CONSULTA CIP NAO ENCONTRADO640Ficha de compensaçãoRetorno ao realizar uma efetivação de contas utilizando um "transactionIdAuthorize" inválido.
Erro genérico
Veja Resolução
999TodasQuando este erro ocorrer, a mensagem irá conter um texto livre referente a uma falha ainda não mapeada com um código de erro específico.
Exemplo: "errorCode": "999", "message": "Cpf/Cnpj invalidos"

Tabela de erros da api de confirmar o pagamento de uma conta

Mensagem de erroCódigo do erroTipo da transaçãoResolução
TRANSACAO NAO ENCONTRADA24TodasDeve ser retornado para o usuário que o código de barras ou linha digitavel é invalido.
FALHA NA COMUNIC JUNTO AO NOSSO PARCEIRO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.658TodasNesse caso como a Celcoin não teve sucesso ao tentar realizar a tentativa do pagamento o recomendado é pedir ao usuário que tente efetuar a tentativa de pagamento novamente.
FALHA NA COMUNIC COM A INSTITUICAO. FAVOR TENTE NOVAMENTE.620TodasNesse caso como a Celcoin não teve sucesso ao tentar realizar a tentativa do pagamento o recomendado é pedir ao usuário que tente efetuar a tentativa de pagamento novamente.
SPTRANS INDISPONIVEL. POR FAVOR, TENTE NOVAMENTE.714TodasInformar que ocoreu uma intermitência e pedir para tentar novamente

Did this page help you?