Onboarding

Orientações para clientes que utilizam a nossa solução de Onboarding - KYC.

Introdução

Este documento tem como objetivo apoiar o cliente a compreender a integração com o produto Onboarding - KYC. Nesse documento iremos explicar o Fluxo, a autenticação e os Endpoints da integração. Para utilização destes serviços é necessário realizar a contratação do Onboarding Celcoin junto a solução do BaaS.
Essa documentação é destinada a clientes que possuem caso de uso ao qual não necessitam do webview para envio dos documentos.

Pré requisitos para implementação:

  • Possuir uma chave API da Celcoin, essa chave API é enviada após contratar o serviço conosco. link.

  • Ter familiaridade com APIs Rest usando o protocolo OAuth 2.0.

  • Ter o produto/solução contratada, caso queira usar a funcionalidade em ambiente produtivo, por favor entre em contato com a nossa equipe comercial através do e-mail [email protected]. Para dúvidas técnicas, basta entrar em contato com o suporte através do link.

👍

Importante

Sandbox

No ambiente de sandbox, possuímos o seguinte comportamento:
Utilize o campo phoneNumber para PF
Utilize o campo contactNumber para PJ

Final do telefone terminando em:
1 - Aprovado em ambos os webhooks e criará a conta (Independente dos demais dados informados)
2 - Reprovado no primeiro webhook (Independente dos demais dados informados)
3 - Aprova a primeira etapa do processo e reprova a segunda. (Independente dos demais dados informados)
Diferente de telefone final terminado em 1, 2 e 3 seguirá com o cenário próximo da realidade (Necessário informar dados reais em casos desse).
OBS: O comportamento respeitará a configuração utilizada para o seu caso, fluxo 1 ou fluxo 2.

Informações importantes para o processo em produção nas Considerações finais

Fluxo de integração

Essa documentação é destinada a clientes que possuem caso de uso ao qual não necessitam do webview para envio dos documentos.

O primeiro passo é coletar os dados do seu cliente, (detalhados no tópico de Endpoints). Com esses dados coletados, você deverá fazer uma requisição utilizando o método POST em um dos Endpoints disponíveis:
• proposal/natural-person, para contas Pessoa Física (PF)
• proposal/legal-person, para contas Pessoa Jurídica (PJ)
Após essa requisição, será criada uma proposta e iremos rodar uma política de BackgroundCheck em nosso fornecedor e iremos retornar via Webhook o resultado. Caso seja aprovado, além do webhook com o resultado de “Approved” , após a aprovação, serão realizadas novas validações de políticas referente a documentação enviada, como a Documentoscopia e OCR. Iremos retornar o resultado via Webhook e caso seja aprovado, além do webhook iremos também enviar o webhook de criação de conta do BaaS.

Os documentos do cliente deverão ser enviados no request, através de uma URL acessível e atrelada ao download do documento que foi informado no campo "Type".


Recomendações Fluxo

Recomendamos esse fluxo para clientes que possuem já possuem um mecanismo para capturar/recepcionar todos os documentos do cliente.

Criar propostas

A criação das propostas devem ser realizadas através dos endpoints

🙍‍♂️

Pessoa Física

Se a proposta for para uma pessoa física. (onboarding-proposal/natural-person) endpoint

URL Sandbox: https://sandbox.openfinance.celcoin.dev/onboarding/v1/onboarding-proposal/natural-person

Exemplo Request:

{
  "clientCode": "myUniqueCustomCode",
  "documentNumber": "1234567890",
  "phoneNumber": "+5511999999999",
  "email": "[email protected]",
  "motherName": "My mothers name",
  "fullName": "My full name",
  "socialName": "My social name",
  "birthDate": "01-01-1970",
  "address": {
    "postalCode": "99999000",
    "street": "My address",
    "number": "999",
    "addressComplement": "Address references.",
    "neighborhood": "My neighborhood",
    "city": "My city",
    "state": "State"
  },
  "isPoliticallyExposedPerson": false,
  "onboardingType": "BAAS",
  "files": [ //Devem ser informados todos os documentos no request
    {
      "type": "SELFIE",
      "data": "https://cloud.storage/myselfie_with_1h_expiration_minimum.jpeg" //Essa URL deverá ser acessível e atrelada ao download do documento que foi informado no campo "Type". Recomendamos que essa URL tenha um período de expiração de pelo menos 1 hora.
    }
  ]
}

Exemplo Response:

{
   "body": {
       "proposalId": "1234cee7-cf18-44d6-ad9c-5a33cd45b9a0", //número da proposta criada
       "clientCode": "myUniqueCustomCode", //código cliente
       "documentNumber": "1234567890" //documento
   },
   "version": "1.0.0", //versão
   "status": "PROCESSING" //status da proposta
}

🏛️

Pessoa Jurídica

Se a proposta for para uma pessoa jurídica. (onboarding-proposal/legal-person) endpoint

É importante informar todos os sócios do Quadro Societário da empresa, ou pelo menos os que possuem participação societária maior ou igual a 25%.

URL Sandbox: https://sandbox.openfinance.celcoin.dev/onboarding/v1/onboarding-proposal/legal-person

Exemplo Request:

{
  "clientCode": "123456",
  "contactNumber": "+551239215555",
  "documentNumber": "56461227000199",
  "businessEmail": "[email protected]",
  "businessName": "IP Pagamentos",
  "tradingName": "IPay",
  "companyType": "PJ", //Informe como PJ casos divergentes de MEI e ME.
  "owner": [
    {
      "ownerType": "REPRESENTANTE",
      "documentNumber": "33333333333",
      "fullName": "Carlos Henrique da Silva",
      "phoneNumber": "+5512981175554",
      "email": "[email protected]",
      "motherName": "Nome Sobrenome",
      "socialName": "Nome",
      "birthDate": "31-12-1984",
      "address": {
        "postalCode": "12211400",
        "street": "Rua da Liberdade",
        "number": "313",
        "addressComplement": "Em frente ao parque.",
        "neighborhood": "Casa Verde",
        "city": "São Paulo",
        "state": "SP"
      },
      "isPoliticallyExposedPerson": false
    }
  ],
  "businessAddress": {
    "postalCode": "12211400",
    "street": "Rua da Liberdade",
    "number": "313",
    "addressComplement": "Em frente ao parque.",
    "neighborhood": "Casa Verde",
    "city": "São Paulo",
    "state": "SP"
  },
  "onboardingType": "BAAS",
  "files": [ //Devem ser informados todos os documentos no request
    {
      "type": "RG_FRONT",
      "data": "https://t.ctcdn.com.br/lvns56iaSMyHvyTur4JeYS_NYeY=/i606944.png" //Essa URL deverá ser acessível e atrelada ao download do documento que foi informado no campo "Type". Recomendamos que essa URL tenha um período de expiração de pelo menos 1 hora.
    }
  ]
}
//Exemplo de empresa com sócio PJ, necessário informar o Sócio Administrador da outra empresa.
{
    "clientCode": "a7e9ea3f-69e4-4599-92b4-6cb8a79c3512",
    "contactNumber": "+5511985028123",
    "documentNumber": "42222915000191",
    "businessEmail": "[email protected]}",
    "businessName": "Celcoin",
    "tradingName": "Celcoin Instituição de Pagamento",
    "companyType": "PJ",
    "owner": [
        {
            "ownerType": "SOCIO",
            "documentNumber": "72352781027",
            "fullName": "Nome Socio Primeira Empresa",
            "phoneNumber": "+5511912345128",
            "email": "[email protected]",
            "motherName": "Mother Name Teste",
            "socialName": "Nome",
            "birthDate": "22-06-1972",
            "address": {
                "postalCode": "06455030",
                "street": "Rua do Teste",
                "number": "123",
                "addressComplement": "",
                "neighborhood": "Alphaville Industrial",
                "city": "Barueri",
                "state": "SP"
            },
            "isPoliticallyExposedPerson": false
        },
        {
            "ownerType": "SOCIO",
            "documentNumber": "08006528004",
            "fullName": "Nome Socio da Segunda Empresa",
            "phoneNumber": "+5511912345128",
            "email": "[email protected]",
            "motherName": "Nome Mãe Socio Empresa",
            "socialName": "Nome Social",
            "birthDate": "22-06-2005",
            "address": {
                "postalCode": "06455030",
                "street": "Alameda Xingu",
                "number": "123",
                "addressComplement": "",
                "neighborhood": "Alphaville Industrial",
                "city": "Barueri",
                "state": "SP"
            },
            "isPoliticallyExposedPerson": false
        }
    ],
    "businessAddress": {
        "postalCode": "06454000",
        "street": "Alameda Rio Negro",
        "number": "503",
        "addressComplement": "sala 2020",
        "neighborhood": "Alphaville Centro Industrial",
        "city": "Barueri",
        "state": "SP"
    },
    "onboardingType": "BAAS"
}

No atributo “ownerType” deverá ser informado uma das opções: “SOCIO” OU “REPRESENTANTE”. Para casos onde existe mais de um sócio, utilize a opção "SOCIO" para o primeiro Sócio e a opção “DEMAIS_SOCIOS” para os demais. Caso seja informado REPRESENTANTE será obrigatório a inclusão da Procuração de Poderes.
No atributo CompanyType deverá ser informado o tipo de empresa MEI,ME ou PJ. Em caso de dúvidas, é imprescindível questionar ao cliente, pois impactará na jornada de KYC.

Para casos com empresas com sócio PJ, informe o sócio administrador da segunda empresa no request. Exemplo na guia 2 do Request.

Para casos diferentes de MEI e ME o tipo de empresa, informe como tipo PJ.

Exemplo Response:

{
    "body": {
        "proposalId": "c3216c8a-df23-450b-92d5-48b0c89c8791", //número da proposta
        "clientCode": "a7e9ea3f-69e4-4599-92b4-6cb8a79c3512", //código cliente
        "documentNumber": "13935893000109" //documento
    },
    "version": "1.0.0", //versão
    "status": "PROCESSING" //status proposta
}

Consultar propostas

É possível consultar as propostas criadas e seus status utilizando o seguinte endpoint

É possível utilizar os seguintes filtros:
• Data início e data fim (Obrigatório caso não inclua o nº da proposta)
• Status proposta
• DocumentNumber
• Nº Proposta

Também é possível consultar os status das Propostas no Painel do Cliente através da opção Consultar Onboarding.

URL Sandbox:
https://sandbox.openfinance.celcoin.dev/onboarding/v1/onboarding-proposal

Exemplo Request:

onboarding-proposal?dateFrom=2024-02-03T06:30:00&dateTo=2024-03-25T06:30:00

Exemplo Response:

{
    "body": {
        "limit": 200,
        "currentPage": 1,
        "limitPerPage": 200,
        "totalPages": 1,
        "proposal": [
            {
                "proposalId": "8cf4b988-a2f7-4f48-9075-384ca287d993", //número da proposta
                "clientCode": "8904ec29-cf6b-42ea-b8a5-b12aa58b80d2", //código cliente
                "documentNumber": "43512350800", //documento atrelado a proposta
                "status": "RESOURCE_CREATED", //status da proposta
                "proposalType": "PF", //tipo da proposta
                "createdAt": "2024-03-13T14:58:50.073Z", //data de criação da proposta
                "updatedAt": "2024-03-13T14:59:15.512Z", //data de atualização
                "documentscopys": [ //informações referente a documentoscopia da proposta
                    {
                        "documentNumber": "43512350800", //número do documento
                        "status": "APPROVED", //status da documentoscopia
                        "url": "https://cadastro.io/3214bf523eeeb818894ee575e284d8b6", //link da jornada de captura de documentos e facematch
                        "createdAt": "2024-03-13T14:58:52.957Z", //data de criação da documentoscopia
                        "updateAt": "2024-03-13T14:59:20.01Z" //data de atualização da documentoscopia
                    }
                ]
            },
            {
                "proposalId": "253942c5-dbdc-4d1f-b985-28a727d56b81", //número da proposta
                "clientCode": "60a1f00a-b72f-4e99-b7e6-6a59ccf884f7", //código cliente
                "documentNumber": "43561230800", //documento atrelado a proposta
                "status": "PENDING_DOCUMENTSCOPY", //status da proposta
                "proposalType": "PF", //tipo da proposta
                "createdAt": "2024-03-13T14:59:34.142Z", //data de criação da proposta
                "updatedAt": "2024-03-13T15:00:08.856Z", //data de atualização
                "documentscopys": [ //informações referente a documentoscopia da proposta
                    {
                        "documentNumber": "43561230800", //número do documento
                        "status": "PENDING", //status da documentoscopia
                        "url": "https://cadastro.io/444c216bd0a90e1bda19e7a06c923e78", //link da jornada de captura de documentos e facematch
                        "createdAt": "2024-03-13T14:59:34.716Z", //data de criação da documentoscopia
                        "updateAt": "2024-03-13T15:00:09.897Z" //data de atualização da documentoscopia
                    }
                ]
            },
            {
                "proposalId": "7b4bbe6d-d156-4297-b7cc-3db2ba2b5cdc", //número da proposta
                "clientCode": "4cd7589f-a3d1-45c3-8418-9dd86439432c", //código cliente
                "documentNumber": "32113434101", //documento atrelado a proposta
                "status": "RESOURCE_ERROR", //status da proposta
                "proposalType": "PF", //tipo da proposta
                "createdAt": "2024-03-13T16:58:13.215Z", //data de criação da proposta
                "updatedAt": "2024-03-13T16:59:15.771Z", //data de atualização
                "rejectedReason":{ //motivo da reprovação ao criar a conta
                  "errorCode": "CBE123", //código de erro BaaS
                  "message": "error message." //mensagem de erro
                },
                "documentscopys": [
                    {
                        "documentNumber": "91513434101", //número do documento
                        "status": "APPROVED", //status da documentoscopia
                        "url": "https://cadastro.io/444c216bd0a90e1bda19e7a06c913e98", //link da jornada de captura de documentos e facematch
                        "createdAt": "2024-03-13T16:58:14.547Z", //data de criação da documentoscopia
                        "updateAt": "2024-03-13T18:58:14.547Z" //data de atualização da documentoscopia
                    }
                ]
            
            }
        ]
    },
    "version": "1.0.0",
    "status": "SUCCESS"
}

Eventos da jornada do KYC

Evento: onboarding-backgroundcheck

Evento que informa o status do processo de Backgroundcheck.
Status inicial = Pending

//Exemplo Pending
{
  "body": {
    "proposalId": "4915eca3-ad55-467e-973b-05a773290e38",
    "clientCode": "4a3aba31-4c40-411b-a3d9-345e2d43d8ea",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS"
  },
  "createTimestamp": "2024-03-05T16:43:33Z",
  "entity": "onboarding-backgroundcheck",
  "status": "PENDING",
  "webhookId": "9f0587ee-a057-4323-a61c-b89d45acacae"
}

Em caso de aprovação ou reprovação do Backgroundcheck. Status Approved ou Reproved.

//Exemplo Aprovado
{
  "body": {
    "proposalId": "aa3a0bd5-22d3-4454-8bd7-9b9ef1b6da2d",
    "clientCode": "d12304dd-8b16-48a8-a2e9-73f1053252jj",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS"
  },
  "createTimestamp": "2024-03-05T18:02:10Z",
  "entity": "onboarding-backgroundcheck",
  "status": "APPROVED",
  "webhookId": "dce44989-dd518-4abe-85ec-9c863cf39295"
}

//Exemplo Reprovado
{
  "body": {
    "proposalId": "4915eca3-ad55-467e-973b-05a773290e38",
    "clientCode": "4a3aba31-4c40-411b-a3d9-345e2d43d8ea",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS",
    "RejectedReason":[
      "O CPF não está regular na Receita Federal.",
      "CNPJ inativo ou baixado.",
     ]
  },
  "createTimestamp": "2024-03-05T16:43:33Z",
  "entity": "onboarding-backgroundcheck",
  "status": "REPROVED",
  "webhookId": "9f0587ee-a057-4323-a61c-b89d45acacae"
}

Evento: onboarding-documentscopy

Evento que informa o status do processo de Documentoscopia.
Status inicial = Pending

//Exemplo Pending
{
  "body": {
    "proposalId": "aa3a0bd5-22d3-4454-8bd7-9b9ef1b6da2d",
    "clientCode": "d12304dd-8b16-48a8-a2e9-73f1053252ee",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS",
    "urlDocumentscopy": ""
  },
  "createTimestamp": "2024-03-05T18:02:17Z",
  "entity": "onboarding-documentscopy",
  "status": "PENDING",
  "webhookId": "4de73327-ba5a-4240-85d6-8d36e3bf323d"
}


//Exemplo Processing
{
  "body": {
    "proposalId": "aa3a0bd5-22d3-4454-8bd7-9b9ef1b6da2d",
    "clientCode": "d12304dd-8b16-48a8-a2e9-73f1053252ee",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS",
  },
  "createTimestamp": "2024-03-05T18:02:17Z",
  "entity": "onboarding-documentscopy",
  "status": "PROCESSING",
  "webhookId": "4de73327-ba5a-4240-85d6-8d36e3bf323d"
}

Em caso de aprovação ou reprovação da Documentoscopia. Status Approved ou Reproved.

//Exemplo Aprovado
{
  "body": {
    "proposalId": "aa1a0bd5-22d3-4454-8bd7-9b9ef1b6da2d",
    "clientCode": "d12304dd-8b16-48a8-a2e9-73f1053252ee",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS"
  },
  "createTimestamp": "2024-03-06T13:19:40Z",
  "entity": "onboarding-documentscopy",
  "status": "APPROVED",
  "webhookId": "a5c339e8-4021-4ab5-980f-b0d1a28e7fad"
}

//Exemplo Reprovado
{
  "body": {
    "proposalId": "aa1a0bd5-22d3-4454-8bd7-9b9ef1b6da2d",
    "clientCode": "d12304dd-8b16-48a8-a2e9-73f1053252ee",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS",
    "RejectedReason":[
      "O CPF não está regular na Receita Federal.",
      "CNPJ inativo ou baixado.",
     ]
  },
  "createTimestamp": "2024-03-06T13:19:40Z",
  "entity": "onboarding-documentscopy",
  "status": "REPROVED",
  "webhookId": "a5c339e8-4021-4ab5-980f-b0d1a28e7fad"
}


Evento: onboarding-proposal

Resultado da proposta, status Approved ou Reproved.

//Exemplo Aprovado
{
  "body": {
    "proposalId": "aa3a0bd5-22d3-4454-8bd7-9b9ef1b6da2d",
    "clientCode": "d12304dd-8b16-48a8-a2e9-73f1053252ee",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS"
  },
  "createTimestamp": "2024-03-06T13:19:40Z",
  "entity": "onboarding-proposal",
  "status": "APPROVED",
  "webhookId": "412efd4d-5c8f-47fb-b837-71211956b1ef"
}

//Exemplo Reprovado
{
  "body": {
    "proposalId": "bb3a0bd5-22d3-4454-8bd7-9b9ef1b6da2d",
    "clientCode": "d12304dd-8b16-48a8-a2e9-73f1053252ee",
    "documentNumber": "48087438000185",
    "proposalType": "PJ",
    "onboardingType": "BAAS",
    "RejectedReason":[ //motivo da reprovação
      "O CPF não está regular na Receita Federal.",
      "CNPJ inativo ou baixado.",
     ]
  },
  "createTimestamp": "2024-03-06T13:19:40Z",
  "entity": "onboarding-proposal",
  "status": "REPROVED",
  "webhookId": "412efd4d-5c8f-47fb-b837-71211956b1ef"
}

Após a aprovação da proposta, uma conta com os dados respectivos será criada no BaaS e o Webhook do BaaS irá retornar as informações.

Evento: onboarding-create

Criação da conta no BaaS

O Status será sempre CONFIRMED ou ERROR caso ocorra algum erro na criação.

O onboardingId retornado nesse webhook é o mesmo dado do proposalId.

{
  "entity": "onboarding-create",
  "createTimestamp": "2022-11-04T10:35:16.0511474",
  "status": "CONFIRMED",
  "body": {
    "account": {
      "branch": "0001", //agência da conta
      "account": "30053912934", //número da conta
      "name": "Ms. Rodolfo Marvin",
      "documentNumber": "86913161280"
    },
    "onboardingId": "1e39442d-270f-4f9a-b752-9c08456c6e14", //será o mesmo dado do proposalId
    "clientCode": "1f8ff32f-2d1f-4c28-b316-8020b3d13d43",
    "createDate": "2022-11-04T10:35:16.0511474"
  }
}

Tabelas para apoio


Documentos obrigatórios

TipoDocumentos Obrigatórios
PF• RG ou CNH ou RNE
• Selfie
PJ• RG ou CNH ou RNE
• Selfie
• Contrato Social
OBS: Em caso de Representante é obrigatório a procuração de poderes.
ME• RG ou CNH ou RNE
• Selfie
MEI• RG ou CNH ou RNE
• Selfie

Tipo EmpresaDocumentos Pessoa Jurídica
EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada:Contrato social/Estatuto
EI - Empresário IndividualRequerimento de Empresário
LTDA - Sociedade LimitadaContrato social/Estatuto
SLU - Sociedade Limitada Unipessoal:Contrato social/Estatuto
S/A - Sociedade Anônima:Estatuto/Ata de assembleia de constituição

Parâmetro, possíveis valores e significado

ParâmetroPossíveis valoresSignificado
proposalTypePF ou PJTipo de proposta, se é pessoa física ou pessoa jurídica.
companyTypePJ, MEI ou METipo de empresa. (Utilizado para proposalType = PJ)
ownerTypeSOCIO, REPRESENTANTE ou DEMAIS_SOCIOSTipo de pessoa atrelado ao quadro societário.
isPoliticallyExposedPersonTrue ou FalseSe a pessoa informada na proposta é politicamente exposta.
onboardingTypeBAASTipo de Onboarding. (Por agora única opção disponível BAAS)
fileTypeCNH_FRONT, CNH_BACK, RG_FRONT, RG_BACK, RNE_FRONT, RNE_BACK, CONTRATO_SOCIAL, DOCUMENTO_FINANCEIRO, PROCURACAO_PODERES, SELFIETipo de arquivo enviado pelo cliente.

Entidades, possíveis status e significado do status

EntidadeStatusSignificado
Proposal StatusCreatedProposta criada.
Proposal StatusPendingPendente Backgroundcheck (Nesse Status está sendo feito o backgroundcheck).
Proposal StatusPending_DocumentscopyPendente Documentoscopia (Nesse Status está pendente a realização do envio dos documentos por parte do seu cliente via jornada).
Proposal StatusProcessing_DocumentscopyProcessando a Documentoscopia (Nesse Status seu cliente já finalizou a jornada e estamos processando as informações enviadas).
Proposal StatusReprovedProposta reprovada.
Proposal StatusResource_errorErro ao criar a conta no BaaS.
Proposal StatusResource_CreatedProposta aprovada e conta criada no BaaS.
Documentscopys StatusCreatedDocumentoscopia criada.
Documentscopys StatusPendingPendente Documentoscopia (Nesse Status está pendente a realização do envio dos documentos por parte do seu cliente via jornada).
Documentscopys StatusProcessingProcessando a Documentoscopia (Nesse Status seu cliente já finalizou a jornada e estamos processando as informações enviadas).
Documentscopys StatusReprovedDocumentoscopia reprovada.
Documentscopys StatusApprovedDocumentoscopia aprovada.

Regras Campos

CampoRegrasTamanho máximo
NameRegex = ("^([A-Za-zÀ-ÖØ-öø-ÿ' -]+)$"));120 caracteres
BusinessNameRegex = ("^([A-Za-zÀ-ÖØ-öø-ÿ,.@:&*+_<>()!?/\\$%\d' -]+)$"));350 caracteres

Tabela de erros

CódigoMensagem
OBE001Token de autorização não enviado.
OBE002Token enviado está no formato incorreto.
OBE003Token inválido.
OBE004Token expirado.
OBE005Usuario não encontrado.
OBE006Cliente não possui produto Onboarding ativo.
OBE007O campo clientCode é obrigatório.
OBE008O campo documentNumber é obrigatório e deve ser um CPF válido.
OBE009O campo documentNumber é obrigatório e deve ser um CNPJ válido.
OBE010O campo phoneNumber ou contactNumber é obrigatório e deve ser um telefone válido.
OBE011O campo email é obrigatório e deve ser um email válido.
OBE012O campo motherName é obrigatório e deve ser completo.
OBE013O campo fullName é obrigatório e deve ser completo.
OBE014O campo fullName possui tamanho máximo de 120 caracteres.
OBE015socialName inválido.
OBE016O campo birthDate é obrigatório e deve ser no formato (DD-MM-YYYY).
OBE017O campo address é obrigatório.
OBE018O campo onboardingType é obrigatório e deve conter um tipo válido.
OBE019O campo postalCode é obrigatório e deve ser um CEP existente.
OBE020O campo street é obrigatório deve respeitar o limite de caracteres e conter um formato de texto válido.
OBE021Number inválido.
OBE022AddressComplement inválido.
OBE023O campo neighborhood é obrigatório e deve conter um formato de texto válido.
OBE024O campo city é obrigatório e deve conter um formato de texto válido.
OBE025O campo state é obrigatório e deve ser uma estado valido.
OBE026O campo businessEmail é obrigatório e deve ser um email válido.
OBE027O campo businessName é obrigatório e deve conter um formato de texto válido.
OBE028O campo tradingName é obrigatório deve respeitar o limite de caracteres e conter um formato de texto válido.
OBE029O campo owner.documentNumber é obrigatório e deve ser um CPF ou CNPJ válido.
OBE030O campo owner.name é obrigatório e deve ser completo.
OBE031O campo owner.email é obrigatório e deve ser um email válido.
OBE032O campo owner.address é obrigatório.
OBE033Cadastro não permitido para menores de idade.
OBE034Formato do JSON esta fora do padrão. Verifique a documentação.
OBE035Não foi possivel realizar essa operação. Tente novamente mais tarde.
OBE036CompanyType inválido.
OBE037O campo Owners deve conter um array de no mínimo 1 e máximo 10.
OBE038Owners não podem ser duplicados.
OBE039O campo businessAddress é obrigatório.
OBE040O campo ownerType é obrigatório e deve conter um valor válido.
OBE041BackgroundCheck não encontrado ou com status diferente de pendente.
OBE042Erro ao atualizar backgroundCheck.
OBE043Documentscopy não encontrado ou com status diferente de pendente.
OBE044Erro ao atualizar documentscopy.
OBE045Status da proposta inexistente verifique a documentação por favor.
OBE046Data inválida.
OBE047Limite inserido inválido. Os campos limit ou limitPerPage devem ter valores entre 1 e 200.
OBE048O campo documentNumber deve ser um CPF ou CNPJ válido.
OBE049Não foi encontrada nenhuma proposta referente aos dados informados.
OBE050A data inicial não pode ser maior que a data final.
OBE051Ao não enviar o proposalId os campos data inicial e a data final são obrigatórios.
OBE052O intervalo de dias entre a data inicial e a data final não deve ser maior que {0} dias.
OBE053O campo ownerType deve conter pelo menos um sócio ou representante
OBE054ProposalId e clientCode não enviados. Ao menos um desses parametros deve ser enviado.
OBE055Não foram encontrados arquivos para o proposalId ou clientCode informado(s).
OBE056Não foram encontradas documentoscopias referentes ao proposalId ou clientCode enviado.
OBE057Ocorreu um erro ao buscar documentos.
OBE058ClientType inválido.
OBE059SourceType inválido.
OBE060O campo clientId é obrigatório.
OBE061Source inválido.
OBE062ClientCode já vinculado a outra proposta, esse campo deve ser único por proposta.
OBE063Não foram encontrados registros para a sua requisição.
OBE064Já existe uma proposta em aberto para esse documentNumber.
OBE065O campo dateFrom é obrigatório.
OBE066O campo dateTo é obrigatório.
OBE067O campo partner.partnerName deve conter um valor válido.
OBE068O campo partner.parameter deve ser preenchido.
OBE069Ao enviar os campos partner.parameters, o campo partner.partnerName deve ser obrigatório.
OBE070Não foram encontrados dados, pois o usuário ainda não iniciou a jornada webview. Tente novamente mais tarde.
OBE071Ocorreu um erro ao consultar parceiro. Favor tentar novamente mais tarde.
OIE999Ocorreu um erro interno durante a chamada da api

Considerações finais


❗️

Envio de documentos

Não envie o documento pessoal com mais de uma página, caso mande dessa maneira, será reprovado.

Recomendamos que a URL que contém os documentos tenha um período de expiração de pelo menos 1 hora.

Aceitamos os formatos: PDF, PNG, JPEG

🚧

Requisição individual por proposta

Atualmente não é possível criar diversas contas em uma única requisição, em casos desses é necessário enviar em diferentes requisições.

Quantidade de propostas por documentos
Temos uma validação onde é permitido criar 1 proposta por documento a cada 24 horas. Logo não é possível criar várias propostas para o mesmo documento enquanto a anterior não estiver finalizada e não tenha passado as 24 horas.

Não temos um limitante de aberturas de propostas, apenas se atente todas as regras e orientações descritas nessa documentação.

📘

Resultado das propostas

Em produção, o resultado das análises, tanto da PF quanto da PJ, pode levar até 48horas úteis para ser concluída.

☑️

Validações realizadas

Background Check
• Consulta de CPF/CNPJ na Receita Federal;
• Ações judiciais da Empresa/Pessoa (Processos criminais, trabalhistas, etc);
• Lista de sanções (Nacional: COAF, CEAF, CNEP, MTE, PPE, TSE, CEIS, CEPIM, TCU, Conselho nacional de Justiça. Internacional: EU, FBI, GOV UK, INTERPOL, OFAC, UNSC.);
• Exposição e perfil na mídia;
• Lista PEP;

Documentoscopia
• OCR do documento enviado (Validação dos dados enviados x encontrados na receita x dados do documento enviado);
• Pericia Documental/Documentoscopia;
• Facematch (Validação entre Selfie x Foto documento físico);
• Análise do contrato social e procuração de poderes (Validação da autenticidade do documento e QSA);

👍

Importante

Documentação

PF: Aceitamos documentos físicos originais RG, CNH e RNE (não serão aceitos documentos digitalizados ou cópias autenticadas) e CNH Digital (imprescindível que tenha o QR Code). (Não aceitamos RG Digital).
PJ: Contrato Social ou em casos de clientes MEI, a Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) + documentação PF do sócio.

Webhooks

Em caso de não receber o webhook é possível realizar uma chamada para receber o reenvio, para mais informações acesse a documentação de reenvio clicando aqui.

Motivos de Reprovação

O campo RejectedReason nos Webhooks quando a proposta é reprovada, informará o motivo da reprovação.
Caso o motivo não seja permitido por políticas internas resultarão na mensagem: “Cliente reprovado por política de compliance ou regra de negócio."
Para acessar a lista completa, clique aqui.
Os motivos de reprovação não são fixos e podem surgir novos motivos ou alteração na descrição dos mesmos.

ClientCode e ProposalId

ClientCode é um identificador único por transação criado por você.
ProposalId é um identificador único que geramos após a criação da proposta, esse identificador será utilizado para realizar consultas.Recomendamos você guardar esses campos.

Consultar Propostas no Painel do Cliente

É possível consultar os status das Propostas no Painel do Cliente através da opção Consultar Onboarding.

Boas Práticas

Evite a criação de "polling" com períodos curtos nos Endpoints de consulta, o fluxo de onboarding é todo via webhook orientando sempre as alterações de status e em qual etapa do processo a proposta se encontra.