Envio de Agendamento
O fluxo de envio de agendamento é o mais importante no Pix Automático e é algo que deverá ocorrer em todas as cobranças de um fluxo de Pix Automático.
A empresa recebedora deverá enviar ao cliente pagador, entre 10 dias e 2 dias úteis anterior a data do pagamento a ordem de agendamento para o banco do cliente pagador.
O agendamento pode ser recusado pelo pagador caso esse prazo não seja respeitado ou se a solicitação de agendamento possuir qualquer condição divergente do consentimento inicial realizado pelo cliente pagador.
Para todos os cenários, a Celcoin enviará webhook para o cliente, notificando do aceite ou recusa do pagador.

No início de cada ciclo de recorrência, a Celcoin criará uma instrução de pagamento para ser enviada.
Caso no momento da criação da recorrência tenha sido enviado o parâmetro: allowAutoSendingPaymentInstructions = true
Neste caso, a Celcoin automaticamente enviará a ordem de agendamento ao banco pagador. Este cenário deverá ser utilizado para cobranças recorrentes de valor fixo, onde não é necessário nenhum tipo de ajuste por parte da empresa recebedora a cada novo ciclo de cobrança.
Caso no momento da criação da recorrência tenha sido enviado o parâmetro: allowAutoSendingPaymentInstructions = false
Neste caso, a Celcoin enviará ao recebedor um webhook, informando que o agendamento está pronto para ser criado e a Celcoin aguardará que a empresa recebedora informe as condições de pagamento. Este cenário deverá ser utilizado para cobranças recorrentes de valor variável, onde é necessário que seja informado um valor específico por parte da empresa recebedora a cada novo ciclo de cobrança.
Exemplo de Webhook - "awaiting creditor review"
Evento: pix-automatic-payment-instruction-awaiting-creditor-review
(somente para casos de allowAutoSendingPaymentInstructions = false)
{
"id": "6bcf6cb3-a91c-4b23-b30a-20c0f5714647",
"endToEndId": "E36060950202508130000A8LzS0K0z6W",
"recurrencyId": "RC139358932025060749927585294",
"amount": 100,
"expirationDate": "08/11/2025 00:00:00",
"isWorkingDay": true,
"nextWorkingDay": null,
"status": "AWAITING_CREDITOR_EVALUATION",
"creditParty": {
"bank": "13935893",
"branch": "10203040",
"account": "98765-4",
"taxId": "19297016000136",
"name": "Empresa Fictícia"
},
"debitParty": {
"bank": "13935893",
"personType": "NATURAL_PERSON",
"taxId": "67167948080",
"name": "Pessoa Fictícia",
"branch": "0001",
"account": "5234565",
"accountType": null,
"stateCode": null
},
"debtor": {
"personType": "NATURAL_PERSON",
"taxId": "67167948080",
"name": "Pessoa Fictícia"
},
"createDate": "2025-07-14T00:00:00.0000000",
"updateDate": "2025-07-14T19:40:02.5516987",
"clientRequestId": "00000000-0000-0000-0000-000000000000",
"cancellation": null,
"webhookId": "935e6f73343a4974ada18de02fbcea4e"
}
Após o envio deste webhook, a Celcoin ficará aguardando que o recebedor envie as instruções de pagamento. É importante que a empresa respeite os prazos do Pix Automático, e envie as instruções de pagamento dentro da janela permitida(de 10 a 2 dias antes do vencimento), para que a Celcoin tenha tempo de enviar a solicitação ao banco pagador:
Endpoint PUT /recurrencies/{id}/payment-instruction/{id}
Request:
{
"clientRequestId": "123423432",
"amount": 100,
"changeToNextWorkingDay": true
}
Response
{
"version": "1.0.0",
"status": 200,
"body": {
"id": "asdfgfsdew",
"endToEndId": "E139358932025060789659528960",
"recurrencyId": "RR139358932025060758317314721",
"amount": 100,
"status": "PENDING_SENDING_DEBTOR",
"expirationDate": "2025-06-07",
"nextWorkingDay": null,
"creditParty": {
"bank": "13935893",
"branch": "10203040",
"account": "98765-4",
"taxId": "76008951000179",
"name": "Empresa Fictícia"
},
"debtor": {
"personType": "NATURAL_PERSON",
"taxId": "00011122233",
"name": "Pessoa Fictícia"
},
"debitParty": {
"bank": "10203040",
"personType": "NATURAL_PERSON",
"taxId": "00011122233",
"accountType": "CACC",
"branch": "10203040",
"account": "98765-4",
"stateCode": "3505708"
},
"createDate": "2025-06-07",
"clientRequestId": 123423432
}
}
Após isso, o fluxo ficará na Celcoin pendente de envio ao cliente pagador
Webhook de pending sending debtor (para casos onde allowAutoSendingPaymentInstructions = true) -> o fluxo começa diretamente neste evento:
pix-automatic-payment-instruction-pending-sending-debtor
{
"id": "asdfgfsdew",
"endToEndId": "E1393589320250607087449852020",
"recurrencyId": "RR139358932025060758317314721",
"amount": 100,
"expirationDate": "2025-06-07",
"isWorkingDay": false,
"nextWorkingDay": null,
"status": "PENDING_SENDING_DEBTOR",
"creditParty": {
"bank": "13935893",
"branch": "10203040",
"account": "98765-4",
"taxId": "76008951000179",
"name": "Empresa Fictícia"
},
"debitParty": {
"bank": "10203040",
"personType": "NATURAL_PERSON",
"taxId": "00011122233",
"name": null,
"branch": "10203040",
"account": "98765-4",
"accountType": "CACC",
"stateCode": "3505708"
},
"debtor": {
"personType": "NATURAL_PERSON",
"taxId": "00011122233",
"name": "Pessoa Fictícia"
},
"createDate": "2025-06-07",
"updateDate": "2025-07-14T19:48:23",
"clientRequestId": "123423432",
"cancellation": null,
"webhookId": "1db615872f2f49c6a09c86760971626e"
}
Após isso, se iniciará de fato o fluxo de agendamento, onde a Celcoin enviará ao pagador a solicitação de agendamento, que poderá ser retornada com um aceite ou recusa do banco pagador.
A recusa do banco pagador poderá ocorrer por diversos motivos, mas não será detalhado o motivo da recusa: a conta do cliente pagador pode ter sido encerrada ou estar bloqueada, por exemplo.
Também é possível que uma recusa ocorra porque a instrução de agendamento foi enviada em valor acima do máximo configurado pelo pagador ou então o agendamento ao pagador foi enviado fora do prazo permitido (por exemplo, somente 1 dia antes do vencimento).
Após enviado a instrução de agendamento pro pagador, ele responderá se foi aceita ou não a instrução de pagamento. Assim que tivermos a resposta, retornaremos para você recebedor o webhook com o status.
Webhook de instrução de pagamento completa, com status de ACCEPTED OU REJECTED pelo pagador.
evento: pix-automatic-payment-instruction-completed
Para este caso, a Celcoin enviará sempre um status de ACCEPTED ou REJECTED.
{
"id": "asdfgfsdew",
"endToEndId": "E1393589320250607087449852020",
"recurrencyId": "RR139358932025060758317314721",
"amount": 100,
"expirationDate": "2025-06-07",
"isWorkingDay": false,
"nextWorkingDay": null,
"status": "ACCEPTED| REJECTED",
"creditParty": {
"bank": "13935893",
"branch": "10203040",
"account": "98765-4",
"taxId": "76008951000179",
"name": "Empresa Fictícia"
},
"debitParty": {
"bank": "10203040",
"personType": "NATURAL_PERSON",
"taxId": "00011122233",
"name": null,
"branch": "10203040",
"account": "98765-4",
"accountType": "CACC",
"stateCode": "3505708"
},
"debtor": {
"personType": "NATURAL_PERSON",
"taxId": "00011122233",
"name": "Pessoa Fictícia"
},
"createDate": "2025-06-07",
"updateDate": "2025-07-14T19:48:33",
"clientRequestId": "123423432",
"cancellation": null,
"webhookId": "4f829eca69704d4c90686a6d067b1c84"
}
Esta documentação ainda está sujeita a atualizações. Quando tivermos a versão final publicada, este aviso será removido de todas as páginas.
Updated about 22 hours ago