Liquidação

A liquidação é o momento em que uma cobrança agendada via Pix Automático é efetivamente executada pela Celcoin com base em um consentimento previamente autorizado e agendamento realizado.
O processo é automatizado e ocorre em conformidade com as condições acordadas no consentimento (valor, data, periodicidade e limites de valores).

Detalhamento da Liquidação com Base nos Horários Oficiais e Retentativas Obrigatórias

Horário de Execução da Cobrança
Conforme definido pelo Banco Central, a liquidação das cobranças do Pix Automático deve respeitar uma janela de execução que prioriza a disponibilidade do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e o comportamento esperado pelo usuário pagador.

Janela Oficial de Execução

A tentativa primária de liquidação deve ocorrer assim que o dia se inicia:
A partir das 0h00 (horário de Brasília) da data prevista da cobrança.
Preferencialmente até as 8h00, para que a cobrança ocorra logo nas primeiras horas do dia.
Caso a liquidação não ocorra com sucesso na primeira janela do dia por falta de saldo na conta do usuário pagador, a Celcoin enviará uma notificação via webhook ao cliente e iniciará o fluxo de retentativas.

Retentativas Obrigatórias
O Banco Central exige que, em caso de falha na tentativa primária, o sistema realize ao menos mais uma tentativa, de forma automático, dentro do mesmo dia da cobrança até no máximo as 21h, conforme tabela abaixo:


TentativaHorário SugeridoObservações
1ª tentativa00h00 a 08h00Execução prioritária. Caso haja saldo, ocorrerá o débito com sucesso.
2ª tentativa18h00 as 21h00Após o dia inteiro, será realizada a segunda tentativa de débito do Pix Automático.

Este fluxo se refere somente ao cenário onde o cliente pagador não possui saldo e a Celcoin automaticamente seguirá todas as etapas de retentativa ao longo do dia. Todos os eventos gerarão notificação via webhook.
Para o cenário de exceção onde por qualquer motivo o cliente recebedor não consiga receber o dinheiro, por exemplo, pela conta do recebedor estar bloqueada ou ter sido encerrada, a Celcoin enviará a notificação informando que não possível realizar a execução por falha do lado do cliente recebedor.

Fluxo de Tentativas Pós-Vencimento (até D+7)

Quantidade, Valores e Prazos Permitidos


Não é permitido extrapolar esse prazo, mesmo que nenhuma das tentativas tenha sucesso.

  • As tentativas devem ser feitas em até 7 dias corridos após a data de vencimento (D+7).
  • O recebedor pode tentar até 3 novas execuções da mesma cobrança dentro desse período de 7 dias em qualquer momento que ele desejar. Por exemplo: D+1, D+2 e D+3 ou então D+1, D+3 e D+7.
  • Não é permitido solicitar novas tentativas após 7 dias, mesmo que não tenha sido realizado o débito.
  • A cobrança obrigatoriamente será feito com o mesmo valor da cobrança na data de vencimento, desde que o consentimento ainda esteja ativo e o pagador não precisa autorizar novamente este fluxo - o Bacen definiu que o consentimento original já cobre todas as retentativas obrigatórias.

    Webhook de liquidação com sucesso

    evento: pix-automatic-payment

{
   "endToEndId":"endToEndId",
   "recurrencyId":"RR1234567820250516abcdefghi",
   "amount":10.00,
   "expirationDate":"2025-12-01T00:00:00Z",
   "type":"FIRST_ATTEMPT",
   "status":"PAYMENT_SETTLED",
   "creditParty":{
      "taxId":"12345678000199",
      "bank":"0000000",
      "name":"Academia Fitness Pro"
   },
   "debitParty":{
      "personType":"NATURAL_PERSON",
      "taxId":"98765432100",
      "bank":"0000000",
      "account":"98765-4",
      "branch":"0001",
      "stateCode":"00000"
   },
   "debtor":{
      "personType":"NATURAL_PERSON",
      "taxId":"98765432100",
      "name":"Carlos Eduardo Oliveira"
   },
   "cancellation":null,
   "error":null,
   "createDate":"2025-05-16T15:30:00Z",
   "cancelledDate":null
}

Webhook de liquidação não realizada

evento: pix-automatic-payment


{
   "endToEndId":"endToEndId",
   "recurrencyId":"RR1234567820250516abcdefghi",
   "amount":10.00,
   "expirationDate":"2025-12-01T00:00:00Z",
   "type":"FIRST_ATTEMPT",
   "status":"PAYMENT_FAILURE",
   "creditParty":{
      "taxId":"12345678000199",
      "bank":"0000000",
      "name":"Academia Fitness Pro"
   },
   "debitParty":{
      "personType":"NATURAL_PERSON",
      "taxId":"98765432100",
      "bank":"0000000",
      "account":"98765-4",
      "branch":"0001",
      "stateCode":"00000"
   },
   "debtor":{
      "personType":"NATURAL_PERSON",
      "taxId":"98765432100",
      "name":"Carlos Eduardo Oliveira"
   },
   "cancellation":null,
   "error":{
      "code":"E402",
      "description":"Falha ao registrar o pagamento no PSP recebedor"
   },
   "createDate":"2025-05-16T15:30:00Z",
   "cancelledDate":"2025-05-16T15:30:00Z"
}



❗️

É importante deixar claro para o cliente que mesmo que o fluxo do Pix Automático deste mês (ou recorrência) não tenha acontecido com sucesso, o consentimento continua ativo e no próximo mês a solicitação de agendamento ocorrerá normalmente, até que o cliente cancele o consentimento.


❗️

Esta documentação ainda está sujeita a atualizações. Quando tivermos a versão final publicada, este aviso será removido de todas as páginas.