Devolução de pagamento de conta

Ao realizar o pagamento de uma conta, o beneficiário, entidade final que está recebendo o dinheiro, pode rejeitar um ou alguns pagamentos. Nesses casos, a Celcoin ao identificar essa situação devolve o dinheiro na conta gráfica(conta Celcoin) para o seu cliente e disponibiliza alguns meios para identificar os pagamentos rejeitados. Por regra da Febraban, o prazo para recebimento da rejeição do cedente é de até 5 dias úteis.

Motivo

É um cenário raro, mas pode acontecer a devolução do pagamento de uma conta por alguns motivos. Sendo eles:

ErroDescrição
Rejeitado | Ocorrencia: Falha processamento NucleaFalha no processamento do pagamento com a Núclea.
Boleto de Pagamento divergente da Base Centralizada de Boletos de PagamentoAlguma divergência de dado entre o Boleto e a Plataforma Centralizada de Recebíveis.
19 - Conta ja programada para debitoConta já pago.
17 - Empresa nao disponivel para pagamento

317 - Tribute Unauthorized for Payment

5 - Houve um erro no processamento de autorizacao: Convnio no encontrado!
Quando algum desses erros ocorre, significa que um dos nossos parceiros descadastrou o convênio. Nesses casos, tentamos cadastrar o convênio em outro liquidante ou também o descadastramos.
Repasse em duplicidade pela IF Recebedora de boletos de pagamento liquidadosBoleto repassado em duplicidade para a Plataforma Centralizada de Recebíveis (para casos de boletos que não podem ser pagos em duplicidade).
12 - Data de debito excede data-limite para pagamentoConta vencida.
Boleto de pagamento recebido com desconto ou abatimento não previsto no boleto de pagamentoDivergência de valor com a Núclea.
11 - Codigo de barras invalidoCódigo de barras enviado está incorreto.
9 - Devolvida pela instituicao Beneficiaria.Quem emitiu a conta optou por devolver o pagamento.
Boleto de Pagamento liquidado por valor a maior ou menorDivergência de valor com a Núclea.
Boleto inexistente na Base Centralizada de Boletos de PagamentosBoleto repassado não consta da plataforma centralizada de pagamentos da Núclea.
Boleto de pagamento recebido com desconto ou abatimento não previsto no boleto de pagamentoDivergência de valor com a CIP.
Rejeitado | Ocorrência: H6 - Outros Motivos de GlosaErro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte.
Código de Barras InválidoCódigo de barras enviado está incorreto.
Devolução de Pagamento Fraudado – documentos com código de barrasPagamento identificado como fraude.
Boleto em cartório ou protestado – Documentos com código de barras.Boleto protestado em cartório.
Já PagoBoleto já pago.
2 - Operação FalhouErro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte.

Como consultar uma devolução

A Celcoin disponibiliza 4 formas de identificação dos pagamentos rejeitados, são eles: arquivo de recusa via SFTP, consulta na API de ocorrências, envio de email de notificação e consulta pelo painel.

Arquivo de recusa via SFTP

RECUSA_MOVIMENTACAO_ID + 9(4) – ID DO CLIENTE INTERNO + _NSA + (9(6) – NOTA DE DÉBITO) +
_DATA +AAAAMMDD – DATA CONTABIL DA NOTA DE DÉBITO

Header

Nome do campoDescriçãoObrigatórioTamanhoPos. InicialPos. FinalTipo
IF-COD-CORPCódigo da Corporação (Será o
código do cliente estabelecido
pela Celcoin)
Sim4149(4)
IF-NUM-LOTENúmero Lote
(Número de sequência do
arquivo iniciando com 00001)
Sim5599(5)
IF-DATA-LOTEData (AAAAMMDD)
(Data do dia que está sendo
enviado o arquivo)
Sim810179(8)
IF-COD-ARQUIVOZerosSim218199(2)
IF-TIPO-REGISTRO“HDR” – MovimentaçãoSim32022X(3)
IF-NUM-CONTAZerosSim1923419(19)
IF-TIPO-MOVTO“MONETARIO”Sim94250X(09)
FILLERBrancosSim24451294x(244)
IF-SEQSequencial que indica o número
do registro dentro do arquivo.
O header deverá ser montado
com o sequencial 000001.
(Número do registro dentro do
arquivo)
Sim62953009(6)

Body

Se Código Transação = 1 (RECEBERCONTA)

Nome do campoDescriçãoObrigatórioTamanhoPos. InicialPos. FinalTipo
IF-COD-CORPCódigo da Corporação (Será o
código do cliente estabelecido
pela Celcoin)
Sim4149(4)
IF-NUM-LOTENúmero Lote (Número de
sequencial do arquivo
iniciando com 00001)
Sim5599(5)
IF-DATA-LOTEData (AAAAMMDD) (Data do
dia que está sendo enviado o
arquivo)
Sim810179(8)
IF-COD-ARQUIVOZerosSim218199(2)
IF-TIPO-REGISTRO“MOV” – Movimentação
“LIQ” – Liquidação
“REC” – Recusa
“PRC” – Parcial
Sim32022X(3)
IF-VALOR-TRANSValor da TransaçãoSim1223349(9)v99
IF-COD-TRANSCódigo da transação (Será o
código estabelecido pela
Celcoin). (ver Tabela 1)
Sim335379(3)
IF-DATA-TRANSData da transação
(AAAAMMDD)
Sim838459(8)
IF-HORA-TRANSHora da transação (HHMMSS)Sim646519(6)
IF-DESCRIÇÃODescrição da transaçãoSim405291X(40)
IF-COD-AUTORIZ.O protocolo gerado pelo
TodaConta
Sim10921019(10)
IF-NUM-SEQ-USUARIONúmero da Sequencial da transação do usuárioSim101021119(10)
IF-NUM-
TERMINALEXTERNO
Número do Terminal ExternoNão50112161X(50)
IF-NUM-SEQ-EXTERNONúmero da Sequencial ExternoNão201621819(20)
IF-COD-PAGTONúmero da Forma de
Pagamento (ver Tabela 2)
Não21821839(2)
IF-NUM-CARTÃONúmero do cartão que
efetuou a transação
Não191842029(19)
IF-QTDE-PARCELASQuantidade de parcelasNão22032049(2)
IF-NSU_AUTORIZADORANSU da Autorização online do
Pagamento com cartão
Não102052149(10)
IF-LDLinha DigitávelNão482152629(48)
FILLERBrancosSim32263294X(32)
IF-SEQSequencial que indica o número do registro dentro do arquivo. O header deverá ser montado com o sequencial 000001.
(Número do registro dentro do arquivo)
Sim62953009(6)

Trailer

Nome do campoDescriçãoObrigatórioTamanhoPos. InicialPos. FinalTipo
IF-COD-CORPCódigo da Corporação (Será o
código do cliente estabelecido
pela Celcoin)
Sim4149(4)
IF-NUM-LOTENúmero Lote (Número de
sequencial do arquivo
iniciando com 00001)
Sim5599(5)
IF-DATA-LOTEData (AAAAMMDD) (Data do dia que está sendo enviado o arquivo)Sim810179(8)
IF-COD-ARQUIVOZerosSim218199(2)
IF-TIPO-
REGISTRO
“TLR” - TrailerSim32022X(3)
IF-NUMCONTAZerosSim1923419(19)
IF-NUM-REGSTotal de registros no arquivo
(a soma de todos os registros
incluindo o
Header e o Trailler)
Sim542469(05)
IF-VALORTOTALValor total de todas as
transações em
REAL
Sim1347599(11)v99
FILLERBrancosSim23560294x(235)
IF-SEQSequencial que indica o número do registro dentro do arquivo. O header deverá ser montado com o sequencial 000001 (Número do registro dentro do arquivo)Sim62953009(6)

Consulta na API de ocorrências

É possível criar uma rotina de busca para saber quais pagamentos foram rejeitados em um determinado range de tempo. Para isso é necessário realizar um GET na API Consultar ocorrências de um pagamento filtrando por uma data inicial e final.

Modelo de request:

cURL
curl --location --request GET 'https://sandbox.openfinance.celcoin.dev/v5/transactions/occurrency?DataInicio=2021-06-24T23:00:00&DataFim=2021-06-26T23:00:00' \
--header 'Authorization: Bearer {access_token}'

Modelo de response:

{
  "occurrences": {
    "date": "2021-06-24T19:03:43",
    "createDate": "2021-06-24T15:54:14",
    "descriptionMotivo": "Recusado pelo beneficiário",
    "externalNSU": 1234,
    "transactionId": 7061967,
    "externalTerminal": "11122233344",
    "linhaDigitavel": "34191090080012213037050059980008586260000065000 ",
    "value": "20"
  }
}

Estrutura do response:

CampoTipoDescrição
dateStringData da devolução
createDateStringData da transação
descriptionMotivoStringMotivo da devolução
externalNSUIntIdentificador da transação do sistema cliente
transactionIdBigIntProtocolo de identificação da operação
externalTerminalStringIdentificador do terminal do sistema cliente
linhaDigitavelStringLinha digitável da transação
valueStringValor da devolução

Envio de email de notificação

Quando existe uma rejeição o email é enviado todos os dias pela manhã. Geralmente é disparado contendo os pagamentos rejeitados para o perfil financeiro. Caso não tenha recebido, basta abrir um chamado com o nosso suporte para incluir os emails.

Consulta pelo painel

Para verificar via painel os pagamentos devolvidos, acesse o menu Celcoin API >> Consultas >> Repasse/Arquivo Exportação. Nessa tela acesse o tipo arquivo “Recusa Movimentacao”.