Os dados gerados a partir das jornadas de pagamentos feitos com o Iniciador de Pagamentos A2A fornecem informações importantes de negócio. Por isso, um painel de métricas foi construído para facilitar a visualização e a leitura destes dados.

O painel está dividido em três principais seções: Conversão, Evolução e Erros.


1. Conversão

Nesta aba, consulte a conversão pagamentos: quantos foram iniciados e quantos destes se converteram em pagamento.


Indicadores:

  • Valor total em pagamentos: Soma do valor total de pagamentos efetivados (status ACSC)
  • Taxa de sucesso: Total de pagamentos efetivados / total de consentimentos criados *100
  • Ticket médio: Valor total dos pagamentos efetivados (status ACSC) / quantidade de pagamentos efetivados (status ACSC) *100
  • Jornadas rejeitadas: Quantidade de jornadas iniciadas com status EXPIRED ou REJECTED ou CANCELLED
  • Jornadas pendentes: Quantidade de jornadas iniciadas com status não final (AWAITING_AUTHORISATION, AWAITING_AUTHORISATION_ACTION, PENDING, AUTHORISED, CONSUMED)

Gráficos:


Status de pagamento

Quantidade de pagamentos, percentual e soma do valor total de determinado status, dividido pelo número total de pagamentos. Sendo:

  • Efetivados = status ACSC
  • Pendentes = status diferente de ACSC ou RJTD ou CANC
  • Rejeitados = status RJTD ou CANC

 

Funil de conversão

  • Quantidade e percentual de jornadas iniciadas (todos os status de jornada)
  • Consentimentos criados (todos os status de consentimento)
  • Pagamentos iniciados (consentimentos com status CONSUMED)
  • Pagamentos efetivados (pagamentos com status ACSC)

 

2. Evolução

Nesta aba, consulte o histórico de evolução das jornadas, pagamentos e ranking de detentores de conta.


Gráficos:


Evolução das jornadas

Quantidade de jornadas iniciadas, consentimentos criados, pagamentos iniciados e pagamentos efetivados acumulados mês a mês.


Volumetria de pagamentos

Soma do valor total de pagamentos efetivados (status ACSC) acumulados mês a mês.


Ranking das detentoras de conta

Ranking das detentoras de conta mais utilizadas - exibe quantidade e percentual de consentimentos criados por marca, sendo "outros" o percentual dos demais bancos utilizados somados.


Iniciações x pagamentos por detentora

Quantidade de pagamentos efetivados (status ACSC) / quantidade de chamadas iniciadas por marca detentora, sendo "outros" o percentual dos demais bancos utilizados somados.



3. Erros

Nesta aba, consulte os erros que ocorreram durante as transações. Estes erros classificam-se entre:

  • Técnicos: erros de origem no sistema.
  • Não técnicos: são erros envolvidos diretamente com o cliente.

Na parte superior, os indicadores mostram erros referentes a Pagamentos e Consentimentos, cada qual trazendo dados sobre:

  • Total (de) erros geral.
  • Destes, quantos foram Erros técnicos.
  • E quantos foram Erros não técnicos.

 

Gráficos:


Pagamento/Consentimento - Erros por tipo

Lista de até cinco tipos de variáveis relacionadas aos erros de pagamentos e consentimentos.


 Evolução dos erros técnicos e não técnicos - Pagamentos

Este quadro oferece a visão geral de total de erros ocorridos em pagamentos mensalmente, entre técnicos e não técnicos, inicialmente no período dos últimos 12 meses.