Devolução de pagamento de conta

Ao realizar o pagamento de uma conta, o beneficiário, entidade final que está recebendo o dinheiro, pode rejeitar um ou alguns pagamentos. Nesses casos, a Celcoin ao identificar essa situação devolve o dinheiro na conta gráfica(conta Celcoin) para o seu cliente e disponibiliza alguns meios para identificar os pagamentos rejeitados. Por regra da Febraban, o prazo para recebimento da rejeição do cedente é de até 5 dias úteis.

Motivo

É um cenário raro, mas pode acontecer a devolução do pagamento de uma conta por alguns motivos. Sendo eles:

ErroDescrição
12 - Data Validade/Vencimento Expirada. Pagamento/Agendamento Não Permitido. Data de Pagamento Após VencimentoData de vencimento expirada
10 - Pagamento não autorizado - Valor divergente ao informado pelo beneficiário, o pagador deve verificarDivergência de valor com a CIP
23 - O boleto não poder ser recebido, pois encontra-se liquidadoBoleto já pago
23 - O boleto não poder ser recebido, pois encontra-se baixadoTítulo já baixado
Rejeitado | Ocorrência: AJ - Tipo de Movimento InválidoErro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte
Repasse em duplicidade pela IF Recebedora de boletosBoleto já pago
Boleto de pagamento recebido com desconto ou abatimento não previsto no boleto de pagamentoDivergência de valor com a CIP
Pagamento de Boleto divergente da base centralizadaDivergência de informação com a CIP
Código de barras em desacordo com as especificaçõesDivergência de informação com a CIP
Boleto inexistente na Base Centralizada de Boletos de PagamentosBoleto não localizado
14 - Pagamento não permitido - Boleto bloqueado para pagamento, o pagador deve verificar com seu beneficiárioTítulo já baixado
276 - Boleto já recebido nesta dataBoleto recebido dentro do mesmo dia
Rejeitado | Ocorrência: NC - Valor registrado diferente na CIP ou valor não atualizado para pagamentoDivergência de valor com a CIP
Rejeitado | Ocorrência: H6 - Outros Motivos de GlosaErro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte
Código de Barras InválidoDivergência de informação com a CIP
Devolução de Pagamento Fraudado – documentos com código de barrasPagamento identificado como fraude
Boleto em cartório ou protestado – Documentos com código de barras.Boleto protestado
13 - Pagamento não autorizado - Data limite para pagamento excedida, o pagador deve verificar com o BenefData limite de pagamento excedida
Já PagoBoleto já pago
Boleto divergente na Base Centralizada de Boletos de PagamentosBoleto divergente da CIP
2 - Operação FalhouErro genérico para recusas. Favor entrar em contato com nosso suporte

Como consultar uma devolução

A Celcoin disponibiliza 4 formas de identificação dos pagamentos rejeitados, são eles: arquivo de recusa via SFTP, consulta na API de ocorrências, envio de email de notificação e consulta pelo painel.

Arquivo de recusa via SFTP

RECUSA_MOVIMENTACAO_ID + 9(4) – ID DO CLIENTE INTERNO + _NSA + (9(6) – NOTA DE DÉBITO) +
_DATA +AAAAMMDD – DATA CONTABIL DA NOTA DE DÉBITO

Header

Nome do campo

Descrição

Obrigatório

Tamanho

Pos. Inicial

Pos. Final

Tipo

IF-COD-CORP

Código da Corporação (Será o
código do cliente estabelecido
pela Celcoin)

Sim

4

1

4

9(4)

IF-NUM-LOTE

Número Lote
(Número de sequência do
arquivo iniciando com 00001)

Sim

5

5

9

9(5)

IF-DATA-LOTE

Data (AAAAMMDD)
(Data do dia que está sendo
enviado o arquivo)

Sim

8

10

17

9(8)

IF-COD-ARQUIVO

Zeros

Sim

2

18

19

9(2)

IF-TIPO-REGISTRO

“HDR” – Movimentação

Sim

3

20

22

X(3)

IF-NUM-CONTA

Zeros

Sim

19

23

41

9(19)

IF-TIPO-MOVTO

“MONETARIO”

Sim

9

42

50

X(09)

FILLER

Brancos

Sim

244

51

294

x(244)

IF-SEQ

Sequencial que indica o número
do registro dentro do arquivo.
O header deverá ser montado
com o sequencial 000001.
(Número do registro dentro do
arquivo)

Sim

6

295

300

9(6)

Body

Se Código Transação = 1 (RECEBERCONTA)

Nome do campo

Descrição

Obrigatório

Tamanho

Pos. Inicial

Pos. Final

Tipo

IF-COD-CORP

Código da Corporação (Será o
código do cliente estabelecido
pela Celcoin)

Sim

4

1

4

9(4)

IF-NUM-LOTE

Número Lote (Número de
sequencial do arquivo
iniciando com 00001)

Sim

5

5

9

9(5)

IF-DATA-LOTE

Data (AAAAMMDD) (Data do
dia que está sendo enviado o
arquivo)

Sim

8

10

17

9(8)

IF-COD-ARQUIVO

Zeros

Sim

2

18

19

9(2)

IF-TIPO-REGISTRO

“MOV” – Movimentação
“LIQ” – Liquidação
“REC” – Recusa
“PRC” – Parcial

Sim

3

20

22

X(3)

IF-VALOR-TRANS

Valor da Transação

Sim

12

23

34

9(9)v99

IF-COD-TRANS

Código da transação (Será o
código estabelecido pela
Celcoin). (ver Tabela 1)

Sim

3

35

37

9(3)

IF-DATA-TRANS

Data da transação
(AAAAMMDD)

Sim

8

38

45

9(8)

IF-HORA-TRANS

Hora da transação (HHMMSS)

Sim

6

46

51

9(6)

IF-DESCRIÇÃO

Descrição da transação

Sim

40

52

91

X(40)

IF-COD-AUTORIZ.

O protocolo gerado pelo
TodaConta

Sim

10

92

101

9(10)

IF-NUM-SEQ-USUARIO

Número da Sequencial da transação do usuário

Sim

10

102

111

9(10)

IF-NUM-
TERMINALEXTERNO

Número do Terminal Externo

Não

50

112

161

X(50)

IF-NUM-SEQ-EXTERNO

Número da Sequencial Externo

Não

20

162

181

9(20)

IF-COD-PAGTO

Número da Forma de
Pagamento (ver Tabela 2)

Não

2

182

183

9(2)

IF-NUM-CARTÃO

Número do cartão que
efetuou a transação

Não

19

184

202

9(19)

IF-QTDE-PARCELAS

Quantidade de parcelas

Não

2

203

204

9(2)

IF-NSU_AUTORIZADORA

NSU da Autorização online do
Pagamento com cartão

Não

10

205

214

9(10)

IF-LD

Linha Digitável

Não

48

215

262

9(48)

FILLER

Brancos

Sim

32

263

294

X(32)

IF-SEQ

Sequencial que indica o número do registro dentro do arquivo. O header deverá ser montado com o sequencial 000001.
(Número do registro dentro do arquivo)

Sim

6

295

300

9(6)

Trailer

Nome do campo

Descrição

Obrigatório

Tamanho

Pos. Inicial

Pos. Final

Tipo

IF-COD-CORP

Código da Corporação (Será o
código do cliente estabelecido
pela Celcoin)

Sim

4

1

4

9(4)

IF-NUM-LOTE

Número Lote (Número de
sequencial do arquivo
iniciando com 00001)

Sim

5

5

9

9(5)

IF-DATA-LOTE

Data (AAAAMMDD) (Data do dia que está sendo enviado o arquivo)

Sim

8

10

17

9(8)

IF-COD-ARQUIVO

Zeros

Sim

2

18

19

9(2)

IF-TIPO-
REGISTRO

“TLR” - Trailer

Sim

3

20

22

X(3)

IF-NUMCONTA

Zeros

Sim

19

23

41

9(19)

IF-NUM-REGS

Total de registros no arquivo
(a soma de todos os registros
incluindo o
Header e o Trailler)

Sim

5

42

46

9(05)

IF-VALORTOTAL

Valor total de todas as
transações em
REAL

Sim

13

47

59

9(11)v99

FILLER

Brancos

Sim

235

60

294

x(235)

IF-SEQ

Sequencial que indica o número do registro dentro do arquivo. O header deverá ser montado com o sequencial 000001 (Número do registro dentro do arquivo)

Sim

6

295

300

9(6)

Consulta na API de ocorrências

É possível criar uma rotina de busca para saber quais pagamentos foram rejeitados em um determinado range de tempo. Para isso é necessário realizar um GET na API Consultar ocorrências de um pagamento filtrando por uma data inicial e final.

Modelo de request:

cURL
curl --location --request GET 'https://sandbox.openfinance.celcoin.dev/v5/transactions/occurrency?DataInicio=2021-06-24T23:00:00&DataFim=2021-06-26T23:00:00' \
--header 'Authorization: Bearer {access_token}'

Modelo de response:

{
  "occurrences": {
    "date": "2021-06-24T19:03:43",
    "createDate": "2021-06-24T15:54:14",
    "descriptionMotivo": "Recusado pelo beneficiário",
    "externalNSU": 1234,
    "transactionId": 7061967,
    "externalTerminal": "11122233344",
    "linhaDigitavel": "34191090080012213037050059980008586260000065000 ",
    "value": "20"
  }
}

Estrutura do response:

CampoTipoDescrição
dateStringData da devolução
createDateStringData da transação
descriptionMotivoStringMotivo da devolução
externalNSUIntIdentificador da transação do sistema cliente
transactionIdIntProtocolo de identificação da operação
externalTerminalStringIdentificador do terminal do sistema cliente
linhaDigitavelStringLinha digitável da transação
valueStringValor da devolução

Envio de email de notificação

Quando existe uma rejeição o email é enviado todos os dias pela manhã. Geralmente é disparado contendo os pagamentos rejeitados para o perfil financeiro. Caso não tenha recebido, basta abrir um chamado com o nosso suporte para incluir os emails.

Consulta pelo painel

Para verificar via painel os pagamentos devolvidos, acesse o menu Celcoin API >> Consultas >> Repasse/Arquivo Exportação. Nessa tela acesse o tipo arquivo “Recusa Movimentacao”.


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