Devolução de um recebimento Pix

Pré requisitos para implementação:

  • Possuir uma chave api da Celcoin, para mais informações acessar esse link

  • Ter familiaridade com apis Rest usando o protocolo OAuth 2.0.

  • Ter o produto/solução contratada, caso queira usar a funcionalidade em ambiente produtivo, por favor entre em contato com a nossa equipe comercial através do e-mail [email protected]. Para dúvidas técnicas, basta entrar em contato com o suporte através do link.

  • Ter uma chave Pix cadastrada, caso sua empresa não tenha, basta entrar em contato com o nosso suporte, informando uma chave que nós realizamos esse cadastro. Não recomendamos o envio de um CNPJ, ou e-mail para esse cadastro devido a possibilidade de fraudes.

Essa funcionalidade deve ser utilizada sempre que sua aplicação desejar realizar a devolução de um valor Pix.

Caso de uso:

Como Fintech quero disponibilizar para os meus usuários, a possibilidade de devolver um valor de uma transação Pix, onde ele deve preencher apenas o valor que deseja reembolsar dentro de uma transferência recebida e clicar em devolver, onde o valor será estornado parcialmente, ou completamente para a entidade que fez a transferência, ou pagamento.

Devolução do Pix

O webhook é uma forma de receber informações de maneira assíncrona, onde geralmente são disparados gatilhos, no formato JSON, quando um evento acontece. Para realizar uma devolução é necessário que a sua conta Celcoin tenha recebido uma transação, sendo assim, será disparado um gatilho (RECEIVEPIX), no webhook de seu aplicativo, ou sistema, configurado pelo nosso time de suporte.

Para realizar a configuração de um webhook é necessário entrar em contato com a nossa equipe de suporte informando a url de seu webhook, senha e usuário, no formato BASIC, desta forma eles irão realizar o cadastro em nossa plataforma, para que seja possível o envio dos gatilhos.

Após receber o gatilho, deve ser realizado uma chamada na api Criar uma devolução (estorno) de um Pix já pago, onde precisa ser informado o transactionId (Identificador da transação original recebido no gatilho de “RECEIVEPIX), transactionIdentification (Identificador único para a transação. Deve ser um inteiro) e a propriedade reason campo para definir qual motivo da devolução, podendo ser:

BE08: Devolvido como resultado de um erro bancário.
FR01: Devolução por suspeita de fraude.
MD06: Devolução solicitada pelo cliente final.
SL02: Devolução do valor em dinheiro devido a um erro relacionado ao Pix Saque ou Pix Troco

Modelo de request:

curl --request POST \
     --url https://sandbox.openfinance.celcoin.dev/pix/v1/reverse/817847550 \
     --header 'accept: application/json' \
     --header 'authorization: Bearer {ACCESS_TOKEN}' \
     --header 'content-type: application/json' \
     --data '
{
  "transactionIdentification": 0,
  "additionalInformation": "Devolvido como resultado de um erro bancário",
  "amount": 150.54,
  "reason": "BE08",
  "reversalDescription": "string"
}
'

Modelo de response:

{
  "status": 0,
  "transactionId": 0,
  "amount": 0,
  "message": "string"
}

A devolução de um Pix ocorre de forma instantânea, como já é em seu próprio modelo de negócio. O prazo máximo para criar a devolução de uma transação Pix, é de até 90 dias, sendo o valor menor ou igual ao que recebeu.

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Recomendamos que seja armazenado a propriedade transactionId retornada no request da solicitação de devolução, pois será enviado o gatilho REVERTPIX, para informar sua aplicação que o estorno ocorreu com sucesso e para validar isso o ideal é usar esse campo.