Qual a diferença entre Débito em Conta e Débito Automático?
O Débito em Conta é toda movimentação realizada com cartão de débito ou o fornecimento do número da conta para pagamento utilizando meios eletrônicos. Já o Débito Automático é o débito programado com periodicidade mensal com autorização expressa do correntista, como na assinatura de revistas, por exemplo.
Como funciona o Débito Automático?
O débito automático é um serviço onde sempre que uma conta recorrente for encontrada, será paga automaticamente pela Celcoin, através de um parceiro que será o liquidante do débito.
Como saber se a adesão ocorreu com sucesso?
Pelo padrão Febraban não existe comunicação de confirmação, portanto só confirmamos a adesão na chegada do primeiro débito.
Quando minha primeira conta será encontrada?
Isso dependerá da empresa que irá enviar a conta, uma vez que cada empresa envia a conta em um momento diferente. Porém, assim que a conta for enviada ao pagador, poderá ser encontrada pelo serviço de débito automático.
É possível que as contas demorem até 45 dias para começarem a ser encontradas, porém também é possível que o tempo de espera seja bem menor. Tudo depende quando a empresa que gerou a conta.
Quando vou saber que tenho contas para pagar?
Assim que identificarmos uma conta pendente de pagamento, enviaremos um webhook alertando sobre essa pendência.
O manual da FEBRABAN orienta que as empresas/concessionárias encaminhem os débitos com no mínimo 5 dias úteis do vencimento. Porém pode acontecer de alguma empresa/concessionária enviar com 3 dias úteis do vencimento ou extremamente raro, por algum problema interno deles, com 2, 1 ou até D0.
O que preciso fazer para cadastrar uma conta em Débito Automático?
Para cadastrar uma conta, é necessário ter em mãos o código identificador da conta. Com ele é possível utilizar o endpoint POST /utilities/subscriptions para realizar o cadastro.
Posso cadastrar a mesma conta mais de uma vez em Débito Automático?
Não. Ao tentar fazê-lo, o sistema recusará a segunda adesão.
Posso cadastrar minha conta em Débito Automático em mais de uma instituição?
Não. Ao tentar fazê-lo, os próximos débitos serão encaminhados para a instituição cuja última adesão foi realizada.
Como mudar a instituição de Débito Automático?
Basta realizar uma nova adesão na instituição de interesse. Assim, a adesão anterior será automaticamente cancelada.
Como posso cancelar uma adesão?
Você pode utilizar o endpoint DELETE /utilities/subscriptions/{subscriptionId} para cancelar uma adesão. Após fazê-lo, novos débitos não serão mais encontrados pelo sistema.
O que acontece no dia do vencimento de uma conta em débito automático?
Enviaremos webhooks ao longo do dia pedindo uma confirmação de pagamento do débito em questão. Caso o pagamento seja confirmado ou não tenhamos recebido uma resposta sobre isso, iremos considerar a resposta como positiva para pagamento e liquidar a conta.
Caso a resposta de pagamento seja de recusa, por qualquer motivo que seja, iremos cancelar o débito em questão. A adesão não será afetada, apenas o débito será cancelado.
Qual o horário limite para se confirmar/recusar um débito?
Nosso horário de corte é às 18h. É recomendado, porém, que a confirmação/recusa seja realizada o quanto antes para evitar quaisquer problemas.
Existe algum erro que pode ocorrer no pagamento do débito?
Existem possíveis erros de pagamento, apesar de não serem comuns. Quando for o caso, será enviado um webhook informando o fato, juntamente com o seu motivo.
É possível pagar uma conta em débito automático após o seu vencimento?
Não. Após o vencimento, será necessário realizar o pagamento utilizando a fatura física.
É possível estornar o pagamento de um débito?
Não. Caso seja necessário, a instituição recebedora deverá ser contatada pelo próprio debitado.
Já sou cliente da Celcoin. Precisarei abrir uma nova conta pré-paga para pagamento dos débitos?
Não, toda a operação será realizada na mesma conta já utilizada nos demais serviços.
Updated 5 months ago