Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP)

Realize pagamentos via Open Finance com nossa solução de ITP!

Introdução

Utilize nossa API de Open Finance para iniciar pagamentos ou transferências por meio dos seguintes modais:

  • Pix;
  • Boleto*;
  • Débito em conta*;
  • TED/TEF*.

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*Arranjos disponíveis

Pela agenda do próprio Open Finance Brasil, boleto, débito em conta e TED/TEF ainda não estão disponíveis via Open Finance, mas estão previstos para serem liberados.

📅 Ainda sem data de lançamento.

Independente do modal utilizado, todas as transações ocorrem sem que haja qualquer vínculo entre a sua instituição e a que o seu usuário detém as contas de depósito ou pagamentos.

Jornada de pagamento

A imagem abaixo representa as etapas que devem ser cumpridas dentro do fluxo de pagamento do Open Finance. Isso permite uma mínima padronização entre os participantes e facilita o entendimento pelos usuários.

Vale destacar também que existem dois tipos de instituições envolvidas neste processo, cada qual com suas respectivas responsabilidades:

  1. Iniciadora de Transação de Pagamento (ITP): solicita as informações da transação de pagamento e o consentimento do usuário; e
  2. Detentora de Conta (ID): empresa na qual o seu usuário possui uma conta que será utilizada para efetivar o pagamento.
Jornada da experiência de iniciação de pagamento.

Jornada da experiência de iniciação de pagamento.

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Esta solução foca exclusivamente na figura do ITP e, portanto, nos passos 1, 2 e 6 da "Jornada da experiência de iniciação de pagamento" ilustrada acima.

Para mais informações acesse o Guia de Experiência do Usuário.

Fluxo de integração

Fluxo de integração da sua aplicação com o nosso ITP.

Fluxo de integração da sua aplicação com o nosso ITP.

  1. Após iniciar uma transação de pagamento [4] e se autenticar na API [5], o próximo passo é exibir todas as marcas detentoras de conta [7] para que o seu usuário informe de onde deseja realizar o pagamento;
  2. Depois de selecionar a detentora de conta, é necessário exibir os modais de pagamentos disponíveis para escolha do cliente [12]. Essa lista deve considerar:
  • as formas de pagamento que a sua instituição deseja utilizar; e
  • as formas de pagamento disponíveis na instituição detentora de conta.

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Fique atento!

Neste primeiro momento, essa verificação é opcional, já que o único modal disponível é o Pix. Porém, quando um novo método de pagamento for disponibilizado, será fundamental que as formas de pagamento listadas ao usuário final considere simultaneamente as utilizadas pela sua empresa e as disponíveis na detentora de conta, caso contrário a jornada de pagamento poderá incorrer em erro.

  1. Após escolher o meio de pagamento desejado (por hora, apenas Pix), é necessário informar a chave Pix ou o QR Code [16] para que os dados de checkout sejam retornados;
    1. Antes de seguir com a jornada de pagamento, é importante realizar uma análise de risco da transação Pix com base nos dados estatísticos retornados na variável statistics na resposta de /checkout;
    2. Caso a opção tenha sido Pix do tipo manual, não é necessário realizar esta etapa, uma vez que você já terá à disposição todos os dados necessários para exibição;
  2. Após a confirmação do seu usuário (consentimento) na tela de checkout [19], é necessário iniciar o pagamento [20] e, na sequência, redirecioná-lo para a instituição detentora de conta previamente selecionada (passo 1) [22] a fim de realizar as etapas de autenticação [24] e confirmação [26];
    1. Após o redirecionamento, o seu usuário terá até 5 minutos para confirmar a transação, caso contrário o tempo de consentimento expirará e a jornada precisará ser refeita para que um novo consentimento seja gerado;
  3. Aguarde até que as etapas na detentora de conta sejam finalizadas. Neste momento, nós te encaminharemos o identificador da transação [27];
    1. O transactionId será enviado para o seu webhook cadastrado;
    2. Caso mais de uma aprovação seja necessária (alçada múltipla), a detentora de conta informará os demais aprovadores que eles precisarão aprovar em até 60 minutos, caso contrário será necessário reiniciar a jornada de pagamento;
    3. Após a efetivação, o montante referente à transação será creditado na conta de destino informada.
  4. Solicite o comprovante do pagamento [28] via /receipt.

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Telas

É de inteira responsabilidade da sua aplicação disponibilizar as telas da jornada de pagamento. Acesse o Guia de experiência do usuário para saber mais sobre os requisitos e recomendações de UI/UX.

Casos de uso