Crédito Pessoal com Avalista e/ou Anuentes

Como integrar na Plataforma um Produto de Crédito PF sem garantias, com avalistas e/ou anuentes

Etapa 1 - Cadastro de Tomador

Utilize o endpoint de Cadastro de Pessoas para cadastrar o tomador. Para saber mais sobre os campos usados no cadastro de pessoa, consulte a Tabela dos Campos de Pessoa. O integrador deve se certificar de guardar o identificador único da Pessoa retornado. Esse identificador é usado em seguida para a criação da Solicitação.

Etapa 2 - Envio de Documentos

Para cadastrar documentos para o Tomador, você usará o endpoint para Cadastro de Documento para Pessoas. Ao menos um documento de identificação com foto do tomador é necessário no cadastro.

Etapa 3 - Cadastro de Avalista

Utilize o endpoint de Cadastro de Pessoas para cadastrar o(s) avalistas(s). Não se esqueça de guardar o identificador para possibilitar o envio dos documentos e o vínculo à solicitação.

Etapa 4 - Envio de Documentos

Para cadastrar documentos para o Avalista, você usará o endpoint para Cadastro de Documento para Pessoas. Ao menos um documento de identificação com foto do avalista é necessário no cadastro.

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Solicitações com mais de um Avalista

Você pode cadastrar quantos Avalistas sejam necessários para sua operação repetindo as etapas 3 e 4 para cada Avalista participante.

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Solicitações com Anuentes

O processo para inclusão de Anuentes é análogo ao de avalistas, até o momento da solicitação, detalhado abaixo.

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Variáveis personalizadas no cadastro de Tomadores, Avalistas e Anuentes

Variáveis personalizadas são um aspecto importante do cadastro de Tomadores, Avalistas e Anuentes. Elas são usadas para preencher o contrato com campos específicos da sua operação. Caso uma variável obrigatória não tenha sido preenchida até o momento da criação da Solicitação, a requisição será rejeitada com erro BAD_REQUEST (status=400).

Para consultar as variáveis necessárias, utilize o endpoint de consulta de produto e inspecione a propriedade variables_configuration.

Exemplo: variables_configuration.borrower.person lista as variáveis esperadas no cadastro de Tomadores Pessoa Física no produto.

Você deve enviar as variáveis personalizadas utilizando o campo custom_variables no cadastro de Pessoas ou no cadastro de Empresas.

Para saber mais, consulte a seção sobre Variáveis Personalizadas no Guia.

Etapa 5 - Solicitação

Invocando o endpoint de Criação de Solicitação, você dá início ao processo de geração do Empréstimo. Para saber detalhes dos campos disponíveis, consulte a Tabela dos Campos de Solicitação.

Em específico para este caso de uso, os identificadores dos Avalistas e Anuentes (caso existam) precisam ser informados nos campos guarantors (Avalistas) e co_signers (Anuentes), como no exemplo:

{
  ... (demais campos)
  "borrower": {
    "id": "c3fa8f96-732a-4bbd-8f98-8b423f0da290"
  },
  "guarantors": [
    {
      "type": "PERSON",
      "guarantor_id": "0483b7a6-da5e-4f73-89a5-bd8e63559179"
    },
    {
      "type": "PERSON",
      "guarantor_id": "e79066ad-b77f-49ad-9b2d-16d8506d3218"
    }
  ],
  "co_signers": [
    {
      "type": "PERSON",
      "co_signer_id": "e79066ad-b77f-49ad-9b2d-16d8506d3218"
    }
  ]
}

Após criar uma solicitação com sucesso, o integrador deve guardar o identificador único da Solicitação, pois é utilizado nas etapas subsequentes.

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Simulações

Antes dessa etapa, é comum também realizar um processo de Simulação da Solicitação junto ao Tomador. Na seção sobre Simulação, descrevemos melhor os métodos de simulação e endpoints disponíveis.

Etapa 6 - Solicitação pronta pra Assinar

Ao fim dos processos de geração do Documento e validação das políticas internas de PLD/CFT, o integrador receberá um webhook indicando que a assinatura está pronta para assinatura na URL previamente cadastrada com a Celcoin. Na seção sobre webhooks, descrevemos em mais detalhes os webhooks.

Etapa 7 - Consulta de links para assinatura digital.

Neste exemplo, descrevemos o processo de assinatura utilizando links gerados pela Plataforma de Crédito.

Estes links podem ser consultados no endpoint de consulta de assinaturas da solicitação específica.

Note que: O endpoint de consulta de assinaturas retorna uma lista de todos os participantes signatários da Solicitação. Cada um dos signatários possui seu próprio link de assinatura, indicado na propriedade collect_sign_link.

A Solicitação só é considerada assinada e passa para a próxima etapa uma vez que todos os signatários concluíram seu processo de assinatura.

Na seção sobre Assinaturas, detalhamos todos os fluxos de assinatura disponíveis.

Etapa 8 e 9 - Eventos de assinatura

Utilizando o link disponibilizado, os signatários assinam a Solicitação.

Etapa 10 - Notificação de início de desembolso

Considerando que o integrador seja optante do Desembolso Gerenciado, após a assinatura do Tomador, o sistema cliente deve receber um webhook de início do processo de desembolso.

A Plataforma irá realizar a reserva de fundos junto ao credor, a cessão do título e desembolso Pix em até 5 minutos.

Em caso de problemas no pagamento, a solicitação poderá ser cancelada. Consulte a seção Desembolso Gerenciado para saber mais sobre as mecânicas de desembolso instantâneo utilizando Pix.

Etapa 11 - Notificação de conclusão

Ao fim do processamento do pagamento, o integrador recebe a notificação de conclusão da Solicitação de Crédito via Webhook, que sinaliza o título como pago e emitido.