Roteiro de homologação pagamento de contas

Objetivo

Com esse roteiro preenchido será possível avaliar se o sistema integrado a Celcoin está apto a transacionar por meio das APIs de pagamento de contas. Após conclusão do roteiro, por favor direcione o mesmo para nossa equipe de suporte que irá realizar uma homologação. Ocorrendo tudo com sucesso em sua homologação vamos disponibilizar as chaves APIs de produção para inicio da sua operação.

Nomenclaturas

Ficha de Compensação: São contas emitidas por bancos para que o pagamento seja compensado em nome de uma determinada empresa. São chamados de boletos e estão geralmente ligados a uma determinada cobrança.

Conta de Concessionária: São contas emitidas pelas concessionárias responsáveis pela prestação de determinados serviços. A linha digitável começa com 82 ou 83 ou 84.

Conta de Governo: São contas emitidas por órgãos de governo. A linha digitável começa com 81 ou 85 ou 86 ou 87.

Aprovação do roteiro

🚧

Atenção!

Requisições via Postman são recomendados apenas para integradoras e direto em seu gateway;

Não é recomendado o envio de requisições pela API iterativa da Celcoin, ou de qualquer plataforma que permita simulação de requisições e retornos do serviço da API.

As transações contidas neste roteiro deverão ser enviadas diretamente da interface final da sua aplicação onde o usuário irá interagir.

Para cada item do roteiro, deve ser apresentado o protocolo (logs da sua aplicação), ou o comprovante da execução gerado(gif ou imagem da sua tela apresentando todo o processo).

Caso sua aplicação não use um dos fluxos, deve ser enviado uma justificativa para o não uso.

Após o preenchimento do roteiro, deve ser enviado para o time de suporte no formato .pdf ou .doc.

Modelo de roteiro preenchido e aprovado:

📘

Você sabia que em nossas APIs há campos que podem ajudar em uma possível auditoria das transações?

Com esses campos é possível filtrar transações em nosso dashboard e arquivos de conciliação. Se você não estiver enviando, recomendamos fortemente que o façam.

O ExternalNSU é uma forma de identificação de uma transação , pode ser o ID de transação e a chave deve ser única.

O ExternalTerminal é uma forma de identificar o cliente, pode ser o login ou ID da conta.

ROTEIRO

1- Pagar uma ficha de compensação e confirmá-la com status “sucesso” (billpayments/{transaction}/capture). (Item obrigatório)

2- Pagar uma conta de concessionária e confirmá-la com status “sucesso” (billpayments/{transaction}/capture). (Item obrigatório)

3 - Pagar uma conta de governo ( linha digitável começando com 81 ou 85 ou 86 ou 87 ) e confirmá-la com “sucesso” (billpayments/{transaction}/capture). (Item obrigatório)

4- Efetuar um pagamento de contas, não confirmá-lo ( caso de um timeout ) e em seguida realizar a consulta status (transactions/status-consult). Após receber o response da consulta status e em seguida confirmar a transação pendente com “sucesso” (billpayments/{transaction}/capture). (Item obrigatório)

5 -Pagar uma ficha de compensação e confirmá-la com status “cancelado” (billpayments/{transaction}/void).

6- Pagar uma conta de concessionária e confirmá-la com status “cancelado” (billpayments/{transaction}/void).

7 -Pagar novamente a ficha de compensação utilizada no teste 6 e confirmá-la com status “sucesso” (billpayments/{transaction}/capture).

8 -Pagar novamente a conta de concessionária utilizada no teste 5 e confirmá-la com status “sucesso” (billpayments/{transaction}/capture).

9 -Tentar cancelar a transação paga no passo 8 e confirmá-la com status “cancelado” (billpayments/{transaction}/void)

10 -Tentar cancelar a transação paga no passo 9 e confirmá-la com status “cancelado” (billpayments/{transaction}/void).


Did this page help you?