O que é a API Open Banking?

Documentação para a API de Open Banking da CELCOIN

Introdução

A API do Open Banking é um hub de serviços e interfaces que permitem que sua empresa possa se integrar com flexibilidade e segurança à uma variedade de serviços financeiros oferecidos pela CELCOIN.

Os serviços disponibilizados pela API se dividem hoje em dois grupos principais:

Serviços Bancários

Interface para obtenção de dados relativos à conta corrente dos usuários finais, incluindo extrato, saldo e histórico financeiro.

Serviços de Concessionárias

Interface para obtenção de dados relativos às contas pagas pelos usuários de concessionárias de serviço.

Para que facilitar a integração com a API, é preciso entender o conceito da interação entre CELCOIN e os serviços agregados, especialmente em relação à utilização/armazenamento das credenciais dos usuários finais para a coleta dos dados.

Conceito da Integração

📘

Suporte à diversas fontes de dados

A API Open Banking da CELCOIN permite o acesso aos dados do usuário final em diversas instituições bancárias e mais de 80 concessionárias de serviços, incluindo distribuidoras de energia, gás ou outros tipos de utilities.

A API Open Banking da CELCOIN funciona como um coletor de dados, capaz de integrar e extrair dados de múltiplos parceiros para serviços bancários e concessionárias. Sob uma visão de alto nível, a integração funciona por meio do registro de credenciais dos usuários finais e o consentimento da utilização da informação por meio do parceiro (cliente).

Um típico registro (link) de conexão para extração de dados requer os seguintes componentes:

Credenciais

Registro de usuário/senha (para os Serviços Bancários), número de instalação ou identificador único do cliente (para os Serviços Concessionárias), que permite que a tecnologia de coleta da CELCOIN possa extrair os dados das diferentes fontes de dados.

Consentimento

Tempo máximo de vida da informação coletada, com o objetivo de permitir que o cliente possa controlar a expiração de dados sensíveis e acomodar o atendimento às diferentes regulações de privacidade de dados.

Parceiro

Identificador único do tipo de Parceiro que o cliente deseja extrair dados. Pode ser um Serviço Bancário (ex: Bancos) ou Serviço Concessionário (ex: Distribuidora Energia).